MEU FILHO DIAGNOSTICADO COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTÍSTICO, SOU MÃE E VOU À LUTA: SER- MÃE DIANTE DO AUTISMO
Abstract
Há incontáveis produções que buscam compreender o transtorno do espectro autístico, mas ainda são insuficientes as dedicadas a investigar o sentimento das pessoas ligadas ao autista, especialmente as mães. Ser-mãe de um portador de TEA evoca a compreensão de um fenômeno diante de outro fenômeno e a preocupação da fenomenologia é voltar-se para àquilo que os sujeitos vivenciam diante do fenômeno investigado. O objetivo desta pesquisa é compreender como se dá a expressão do “ser mãe” nesta condição, razão pela qual optou-se pela pesquisa qualitativa em psicologia, segundo o método fenomenológico e a análise a partir dos pressupostos da Psicologia Fenomenológico-Existencial. Foram realizadas seis entrevistas áudio gravadas com mães de pessoas diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista cadastradas no CSPA da UFAM, após as transcrições integrais, leituras e releituras, iniciou-se as análises, foram identificadas as unidades de significado e elencadas cinco categorias: Sobre ser mãe de um filho autista, o momento do diagnóstico, e o cuidado se faz presente, repercussões, expectativas para o futuro de seu filho. Conclui-se que as transformações sociais, pessoais e familiares estão presentes com magnitude ímpar e que, mesmo diante do preconceito e da discriminação, tomam para si a responsabilidade pelo desenvolvimento dos filhos designando a vivência do Cuidado como elemento fundamental.
Palavras-chave: Transtorno do Espectro Autistico, Maternidade, Psicologia Fenomenológica-Existencial, Cuidado.
Abstract: There are countless productions that seek to understand the autistic spectrum disorder, but there are still insufficient to investigate the feelings of people linked to autism, especially mothers. Being the mother of a patient with ASD evokes the understanding of a phenomenon in face of another phenomenon and the concern of phenomenology is to turn to what the subjects experience in the face of the investigated phenomenon. The objective of this research is to understand how the expression of "being a mother" occurs in this condition, which is why we opted for qualitative research in psychology, according to the phenomenological method and the analysis from the assumptions of the Phenomenological-Existential Psychology. Six recorded audio interviews were conducted with mothers of people diagnosed with Autistic Spectrum Disorder registered at the UFAM CSPA, after the full transcriptions, readings and rereadings, the analyzes began, the meaning units were identified and five categories were listed: About being mother of an autistic child, the moment of diagnosis, and care is present, repercussions, expectations for her child's future. It is concluded that social, personal and family transformations are present with unparalleled magnitude and that, even in the face of prejudice and discrimination, they take upon themselves the responsibility for the development of their children, designating the experience of care as a fundamental element.
Keywords: Autistic Spectrum Disorder, Motherhood, Phenomenological-Existential Psychology, Care.