A PRÁTICA DA LEITURA EM SALA DE AULA COMO AÇÃO PARA ATENUAR AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
Abstract
Este trabalho buscou elucidar a importância da leitura, como uma ferramenta à disposição dos educadores, no esforço em atenuar as dificuldades de aprendizagem que frequentemente aparecem no contexto de sala de aula, e como o Psicopedagogo pode auxiliar com seus saberes nesse processo. Para tanto foi realizada inicialmente uma descrição histórica da Psicopedagogia, afim de explanar como se deu o desenvolvimento dessa disciplina, e as mudanças de paradigmas ocorrida ao longo de sua trajetória como novo saber, para compreendermos o caráter a qual inicialmente era voltada essa ciência e qual o foco de atenção atualmente. Em sequência analisamos o que a literatura compreende por dificuldades de aprendizagem, diferenciando-a dos distúrbios de aprendizagem; para finalmente explorar a importância da leitura e o papel do Psicopedagogo na investigação das dificuldades de aprendizagem em sala de aula, juntamente com os educadores. Um artigo teórico, alicerçado em fontes como a autora Nádia Bossa, Paulo Freire e Denise Santos. Como conclusão compreendemos que é de fundamental importância a inserção da prática de leitura como ferramenta de enfrentamento das dificuldades de aprendizagem em sala de aula e observamos ainda que o Psicopedagogo tem um importante papel nesse processo, buscando com seus conhecimentos de análise institucional corroborar para o melhor desenvolvimento da relação entre a Escola, a criança, a família e o saber.
Palavras-chaves: Psicopedagogia. Psicopedagogo. Dificuldades de Aprendizagem. Leitura
ABSTRACT: This work sought to elucidate the importance of reading, as a tool available to educators, in the effort to attenuate the learning difficulties that often appear in the classroom context, and how the Psychopedagogue can help with their knowledge in this process. For that, a historical description of Psychopedagogy was initially carried out, in order to explain how the development of this discipline occurred, and the changes of paradigms that occurred throughout its course as a new knowledge, to understand the character to which this science was initially directed and which the focus of attention today. In sequence, we analyze what the literature understands by learning difficulties, differentiating it from learning disorders; to finally explore the importance of reading and the role of the psychopedagogue in the investigation of learning difficulties in the classroom, together with educators. A theoretical article, based on sources such as author Nádia Bossa, Paulo Freire and Denise Santos. As a conclusion, we understand that it is of fundamental importance the insertion of the reading practice as a tool to face the difficulties of learning in the classroom and we also observe that the Psychopedagogue has an important role in this process, seeking with its knowledge of institutional analysis to corroborate for the best development of the relationship between school, child, family and knowledge.
Key-words: Psychopedagogy. Psychopedagogue. Learning difficulties. Reading