Adolescência, identidade de gênero e conflito pessoal:

revisão integrativa!

Authors

Keywords:

Adolescência, Identidade de gênero, Conflito pessoal

Abstract

A adolescência, é considerada uma fase crucial no desenvolvimento humano, continuamente marcada por mudanças físicas, emocionais e sociais significativas. Período de descobertas e transformações, os jovens enfrentam o complexo desafio de construir sua identidade, explorar sua sexualidade e lidar com os conflitos pessoais que surgem ao longo desse processo. É um estudo sob o viés qualitativo, utilizando da revisão integrativa, que se propõe a analisar a adolescência e a identidade de gênero de maneira mais profunda, examinando as implicações dessa interseção para o indivíduo e a sociedade como um todo. Foram buscas em diversas bases de dados científicas: o PubMed (9), Scopus (5), Web of Science (12), PsycINFO (14) e Periódicos Ufam (02) usando-se os descritores ADOLESCENCIA AND IDENTIDADE DE GÊNERO AND CONFLITO PESSOAL. Foram encontrados 78 trabalhos e que após a aplicação dos critérios de exclusão resultou em 42 artigos. Através da síntese de estudos e teorias atuais, buscou-se lançar luz sobre temas cruciais, como o impacto do conflito pessoal na formação da identidade, as influências sociais na construção da identidade de gênero e as possibilidades de intervenção e apoio às pessoas nessa fase de suas vidas. Conclui-se com a premência de novas pesquisas e novos olhares no que tange a esta temática de extrema importância, para que se consolidem políticas públicas de acompanhamento cada vez mais amplos à adolescência e todos os fatores aí presentes

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Milena Cecília Barroso Fernandes, Universidade do Estado do Amazonas

Student of the Medical Course at the University of the State of Amazonas. Email: milena_mcb@hotmail.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-5435-2632

Gabriel Lindoso Correia da Silva, Universidade Federal do Amazonas

Graduated in Psychology from the Faculty of Psychology of the Federal University of Amazonas. Email: gabriellindoso13@gmail.com. Orcid: https://orcid.org/0009-0004-0732-1955

Dalyane Rayana Gomes Barbalho, Instituto de Ensino Vision IEV/Manaus

Post-graduate in Clinical Psychology from the Vision Training Institute IEV/Manaus. Psychologist graduated from Faculdade Esbam. Email: dalyanebarbalho@gmail.com. Orcid: https://orcid.org/0009-0004-6195-6863

 

João Paulo Viana Maurício, Instituto de Ensino Vision IEV/Manaus

Postgraduate in Clinical Psychology from the Vision Training Institute IEV/Manaus. Psychologist graduated from the Metropolitan Faculty of Manaus – FAMETRO. Member of the Phenomenological-existential Psychology Laboratory – LABFEN/Ufam. Member of the Academic League of Phenomenological-existential Psychology – LAPFE/Ufam. Email: joaopauloviana124@gmail.com. Orcid: https://orcid.org/0009-0000-1492-9652

Shaiany Grasiele Viana Gomes, Faculdades Fametro

Psychology student at the Metropolitan Faculty of Manaus – FAMETRO. Email: shaianyg9@gmail.com. Orcid: https://orcid.org/0009-0001-7510-6243

Elizângela da Silva Brasil, Instituto de Ensino Vision IEV/Manaus

Postgraduate in Clinical Psychology from the Vision Training Institute IEV/Manaus Psychologist trained by the Metropolitan Faculty of Manaus – FAMETRO. Member of the Phenomenological-existential Psychology Laboratory – LABFEN/Ufam. Member of the Academic League of Phenomenological-existential Psychology – LAPFE/Ufam. E-mail: elizangelabrasilpinto@gmail.com Orcid: https://orcid.org/0000-0001-7162-2235

Published

2025-01-02