Avaliando o Apego Infantil:

Adaptação psicométrica da escala “Apego nas Relações de Amizade” com Recursos Visuais

Authors

  • Antonio Roazzi Federal University of Pernambuco
  • Maria Aline Rodrigues de Moura University of Pernambuco
  • Alessandro Toni Sapienza University of Rome
  • Lorenza Di Pentima, Sapienza University of Rome

Keywords:

attachment, anxiety, avoidance, childhood, friendship, visual aids

Abstract

Ferramentas psicométricas para avaliar o apego são essenciais na psicologia, desempenhando um papel vital na formação de relacionamentos sociais, processos de tomada de decisão e autoconceito individual. Apesar de sua importância, escalas especificamente projetadas para avaliar o apego de crianças no contexto brasileiro permanecem escassas, particularmente aquelas que incorporam características que melhoram a compreensão dos itens. Este estudo buscou adaptar o questionário "Apego nas Relações de Amizade" (ARA) – em inglês “Attachment in Friendship Relationships” (AFR) integrando desenhos ilustrativos para melhorar a compreensão dos itens. A escala adaptada, intitulada “Apego nas Relações de Amizade para Crianças” (ARA-C), juntamente com a “Escala de Empatia para Crianças Adolescentes”, foi administrada a uma amostra de 244 crianças de escolas públicas com idades entre 7 e 12 anos. Os resultados revelaram uma estrutura bidimensional no AFR-C/ARA-C, capturando as dimensões de Ansiedade e Evitamento. As propriedades psicométricas observadas foram consistentes com os instrumentos originais, demonstrando que a incorporação de ilustrações melhorou significativamente a compreensão dos itens, particularmente para crianças com dificuldades na interpretação semântica. A escala adaptada é promissora para pesquisas futuras, fornecendo uma ferramenta eficaz para avaliar o apego baseado em amizade em crianças e avançando a compreensão e a aplicação da teoria do apego em diversos contextos educacionais.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Antonio Roazzi, Federal University of Pernambuco

Federal, University of Pernambuco,  Department of Psychology, Centre for Philosophy and Human Sciences, Federal University of Pernambuco, Av. da Arquitetura, s/n, Recife, PE, Brazil.  E-mail: roazzi@gmail.com

Maria Aline Rodrigues de Moura, University of Pernambuco

University of Pernambuco Professora Adjunta da UPE, campus Petrolina. http://lattes.cnpq.br/6582201624701491 E-mail: aline.moura@upe.br

Alessandro Toni , Sapienza University of Rome

Sapienza University of Rome. Department of Social Sciences and Economics, Piazzale Aldo Moro, 5, Roma 00185, Italy E-mail: alessandro.toni@uniroma1.it

Published

2025-01-02