Avaliando o Apego Infantil:
Adaptação psicométrica da escala “Apego nas Relações de Amizade” com Recursos Visuais
Keywords:
attachment, anxiety, avoidance, childhood, friendship, visual aidsAbstract
Ferramentas psicométricas para avaliar o apego são essenciais na psicologia, desempenhando um papel vital na formação de relacionamentos sociais, processos de tomada de decisão e autoconceito individual. Apesar de sua importância, escalas especificamente projetadas para avaliar o apego de crianças no contexto brasileiro permanecem escassas, particularmente aquelas que incorporam características que melhoram a compreensão dos itens. Este estudo buscou adaptar o questionário "Apego nas Relações de Amizade" (ARA) – em inglês “Attachment in Friendship Relationships” (AFR) integrando desenhos ilustrativos para melhorar a compreensão dos itens. A escala adaptada, intitulada “Apego nas Relações de Amizade para Crianças” (ARA-C), juntamente com a “Escala de Empatia para Crianças Adolescentes”, foi administrada a uma amostra de 244 crianças de escolas públicas com idades entre 7 e 12 anos. Os resultados revelaram uma estrutura bidimensional no AFR-C/ARA-C, capturando as dimensões de Ansiedade e Evitamento. As propriedades psicométricas observadas foram consistentes com os instrumentos originais, demonstrando que a incorporação de ilustrações melhorou significativamente a compreensão dos itens, particularmente para crianças com dificuldades na interpretação semântica. A escala adaptada é promissora para pesquisas futuras, fornecendo uma ferramenta eficaz para avaliar o apego baseado em amizade em crianças e avançando a compreensão e a aplicação da teoria do apego em diversos contextos educacionais.