IAs generativas no ensino superior

Alunos versus professores

Authors

  • Bruno Campello de Souza Universidade Federal de Pernambuco
  • Agostinho Serrano de Andrade Neto Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Canoas/Rio Grande do Sul/
  • Antonio Roazzi Universidade Federal de Pernambuco
  • Silvania Carrilho Universidade Federal de Pernambuco

Keywords:

IA Generativa, Ensino Superior, Teoria da Mediação Cognitiva, Hipercultura, Mediação Sofotécnica.

Abstract

Este estudo investiga o impacto da inteligência artificial generativa (gAI) no ensino superior, com foco específico na dinâmica entre alunos e professores. Através de uma análise aprofundada, examina a adoção e aplicação de gAIs, como o ChatGPT da OpenAI, numa série de disciplinas académicas, enfatizando tanto o seu potencial como as suas limitações. Utilizando a Teoria das Redes de Mediação Cognitiva (CMNT), a pesquisa visa elucidar a influência das gAIs nos processos cognitivos e no cenário educacional como um todo. É realizada uma análise comparativa dos níveis de engajamento com os gAIs entre alunos e professores, utilizando uma amostra de conveniência de 132 participantes. Os resultados não indicam diferenças significativas na extensão da interação gAI entre os dois grupos; no entanto, os estudantes demonstram uma gama mais diversificada de aplicações, sugerindo uma integração mais profunda destas tecnologias nas suas atividades académicas. O estudo postula que variações geracionais na adaptação cognitiva e familiaridade tecnológica podem explicar a assimilação diferencial da gAI entre alunos e professores. Esta pesquisa contribui para uma compreensão diferenciada do papel da gAI na formação de práticas educacionais e no desenvolvimento cognitivo no contexto do ensino superior

Author Biographies

Bruno Campello de Souza , Universidade Federal de Pernambuco

Bruno Campello de Souza, D.Sc.

Departamento de Ciências Administrativas (DCA)

da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Recife/Pernambuco/Brasil.

E-mail: bcampello@uol.com.br

http://lattes.cnpq.br/4871710017456971

https://www.researchgate.net/profile/Bruno-Campello-De-Souz

 

Agostinho Serrano de Andrade Neto, Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Canoas/Rio Grande do Sul/

Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGCIM)

da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Canoas/Rio Grande do Sul/Brasil.

E-mail: agostinho.serrano@ulbra.br.

 

Antonio Roazzi, Universidade Federal de Pernambuco

D.Phil, Departamento de Psicologia

da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Recife/Pernambuco/Brasil.

E-mail: roazzi@gmail.com

http://lattes.cnpq.br/6108730498633062

https://www.researchgate.net/profile/Antonio_Roazzi

 

Silvania Carrilho, Universidade Federal de Pernambuco

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Cognitiva (PPGPC)

da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Recife/Pernambuco/Brasil.

E-mail: silvania.carrilho@ufpe.br

 

Published

2023-12-31