Análise da Eficácia de Treinos Cognitivos Computadorizados em Crianças
uma revisão meta-analítica
Keywords:
Treino Cognitivo Computadorizado, Cognição, Memória de Trabalho, Desempenho Acadêmico, Intervenção Cognitiva, Facet TheoryAbstract
Acredita-se que os programas de Treinamento Cognitivo Computadorizado (TCC) promovam melhoras no desempenho cognitivo, todavia, persiste a falta de consenso quanto a sua eficácia e limitações. Este estudo objetivou apresentar os programas de TCC para crianças utilizados nos últimos cinco anos, identificando sua eficácia e o impacto de fatores de design para tal. Realizou-se uma revisão sistemática com meta-análise a partir da busca por artigos nas bases SciELO, PubMed, CAPES e ScienceDirect. Vinte estudos foram analisados quanto a sua qualidade, risco de viés e tamanhos de efeito, abrangendo 2.116 participantes. Os programas de intervenção variaram consideravelmente, sendo Cogmed e Braingame Brian os mais utilizados. O tamanho dos efeitos das intervenções foi médio e significativo tanto para os domínios cognitivos treinados quanto para habilidades relacionadas, que também melhoraram após o treino, como o desempenho acadêmico, funções executivas e sintomas. Os designs mais eficazes foram intervenções em formato de jogo, com feedbacks motivacionais e aplicadas na escola, o que indica a relevância da inserção dos TCC no currículo escolar. Sugere-se que o TCC é eficaz na melhoria do desempenho cognitivo em crianças, mas a eficácia varia entre domínios e sofre influência de escolhas de design.