Effects of the COVID-19 lockdown on bike-sharing usage:

Empirical evidence comparing men and women on cycling activities

Authors

  • Anderson Clayton Cesário Pergentino da Silva Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Antonio Roazzi Universidade Federal de Pernambuco https://orcid.org/0000-0001-6411-2763
  • Ana Regina Bezerra Ribeiro Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Ana Iza Gomes da Penha Sobral Universidade Federal de Pernambuco
  • Suellen Araújo de Oliveira Universidade Federal Rural de Pernambuco

Keywords:

bike-sharing, pandemic, COVID-19, urban mobility, lockdown, public policy.

Abstract

A pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV-2) motivou diversas alterações sociais, sendo que as medidas de prevenção para evitar a propagação afetaram todos os modos de transporte. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda caminhar e andar de bicicleta como transporte urbano. Desta forma, este estudo visa analisar o uso da bicicleta durante o período de pandemia. O estudo pesquisou 821 ciclistas de 1º de março de 2021 a 30 de abril de 2021, em três fases: pré-bloqueio, bloqueio e pós-bloqueio. Avaliamos o uso da bicicleta em Lazer, Trabalho, Atividade Física e Não Uso, comparando as respostas do teste de McNemar. Em seguida, calculamos o coeficiente phi (φ) para cada atividade, fase de bloqueio e gênero. Os dados foram analisados por Smallest Space Analysis (SSA). Os resultados mostraram uma diminuição do sistema durante o confinamento, utilizando principalmente atividades físicas e lazer. Além disso, os homens usaram mais o sistema do que as mulheres. Simultaneamente, é provável que os homens usem bicicletas principalmente para exercícios físicos e parcialmente para atividades de lazer, enquanto as mulheres mostram menos interesse pelo uso da bicicleta, principalmente durante o período de bloqueio e uso parcial para atividades de lazer (excluindo a fase de bloqueio). Pode-se concluir que as políticas públicas precisam promover a segurança do ciclista. Ações para reduzir a violência urbana e melhorar as ciclovias podem facilitar a inclusão de mulheres usuárias.

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Author Biographies

Anderson Clayton Cesário Pergentino da Silva, Universidade Federal Rural de Pernambuco

 

Universidade Federal Rural de Pernambuco

Programa de Pós-Graduação em Administração e Desenvolvimento Rural

Avenida Dom Manoel de Medeiros, s/n – Dois Irmãos, Recife – PE - Brazil

andpergentino@gmail.com

 

Antonio Roazzi, Universidade Federal de Pernambuco

PhD

Universidade Federal de Pernambuco

Programa de Pós-Graduação em Administração

Programa de Pós-Graduação em Psicologia Cognitiva

Av. Prof. Moraes Rego, 1235 - Cidade Universitária, Recife – PE – Brazil

https://orcid.org/0000-0001-6411-2763
http://lattes.cnpq.br/6108730498633062
https://www.researchgate.net/profile/Antonio_Roazzi

roazzi@gmail.com

 

Ana Regina Bezerra Ribeiro, Universidade Federal Rural de Pernambuco

, DSc

Universidade Federal Rural de Pernambuco

Programa de Pós-Graduação em Administração e Desenvolvimento Rural

Avenida Dom Manoel de Medeiros, s/n – Dois Irmãos, Recife – PE - Brazil

anaregina.ribeiro@ufrpe.br

Ana Iza Gomes da Penha Sobral, Universidade Federal de Pernambuco

, DSc

Universidade Federal de Pernambuco

Programa de Pós-Graduação em Psicologia Cognitiva

Av. Prof. Moraes Rego, 1235 - Cidade Universitária, Recife – PE – Brazil

ana.penha@ufpe.br

 

Suellen Araújo de Oliveira, Universidade Federal Rural de Pernambuco

 

Universidade Federal Rural de Pernambuco

Programa de Pós-Graduação em Administração e Desenvolvimento Rural

Avenida Dom Manoel de Medeiros, s/n – Dois Irmãos, Recife – PE - Brazil

su.araujoliveira@gmail.com

 

Published

2023-01-02