Effects of the COVID-19 lockdown on bike-sharing usage:
Empirical evidence comparing men and women on cycling activities
Keywords:
bike-sharing, pandemic, COVID-19, urban mobility, lockdown, public policy.Abstract
A pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV-2) motivou diversas alterações sociais, sendo que as medidas de prevenção para evitar a propagação afetaram todos os modos de transporte. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda caminhar e andar de bicicleta como transporte urbano. Desta forma, este estudo visa analisar o uso da bicicleta durante o período de pandemia. O estudo pesquisou 821 ciclistas de 1º de março de 2021 a 30 de abril de 2021, em três fases: pré-bloqueio, bloqueio e pós-bloqueio. Avaliamos o uso da bicicleta em Lazer, Trabalho, Atividade Física e Não Uso, comparando as respostas do teste de McNemar. Em seguida, calculamos o coeficiente phi (φ) para cada atividade, fase de bloqueio e gênero. Os dados foram analisados por Smallest Space Analysis (SSA). Os resultados mostraram uma diminuição do sistema durante o confinamento, utilizando principalmente atividades físicas e lazer. Além disso, os homens usaram mais o sistema do que as mulheres. Simultaneamente, é provável que os homens usem bicicletas principalmente para exercícios físicos e parcialmente para atividades de lazer, enquanto as mulheres mostram menos interesse pelo uso da bicicleta, principalmente durante o período de bloqueio e uso parcial para atividades de lazer (excluindo a fase de bloqueio). Pode-se concluir que as políticas públicas precisam promover a segurança do ciclista. Ações para reduzir a violência urbana e melhorar as ciclovias podem facilitar a inclusão de mulheres usuárias.