ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM PSICOLOGIA ESCOLAR: REFLEXÕES SOBRE A ATUAÇÃO PSICOLÓGICA NA ESCOLA

Autores

  • Marcelo Jorge Amaral Universidade Franciscana
  • Marcele Pereira da Rosa Zucolotto Universidade Franciscana

Resumo

O Estágio Supervisionado do Curso de Psicologia da Universidade Franciscana (UFN) com Ênfase nos Processos Educacionais e Escolares visa inserir o estagiário de Psicologia no campo das discussões educacionais atuais, bem como desenvolver uma reflexão crítica quanto ao papel do psicólogo e da Psicologia no campo da educação escolar. Este estudo trata de um relato de experiência de estágio realizado em uma escola de Ensino Fundamental da cidade de Santa Maria-RS, desenvolvido no primeiro semestre de 2018. Os estagiários de psicologia se fizeram presentes na escola com o intuito de promover a saúde mental da instituição como um todo e realizaram reuniões com a equipe diretiva, grupos operativos com turmas previamente selecionadas e acolhimentos a demandas mais pontuais. A experiência se mostrou muito positiva, sendo que a Psicologia conseguiu colocar em prática as propostas que se dispôs e conseguiu ver as particularidades que constituem não só as relações humanas em si, mas também as que a própria instituição escolar produz em seus envolvidos. Aponta-se, por fim, para a importância da figura do psicólogo no contexto da educação escolar como mediador dos processos intersubjetivos que busca promover a saúde psíquica da instituição escolar como um todo.

 

Palavras-Chave: psicologia, educação, escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Jorge Amaral, Universidade Franciscana

Psicólogo

Marcele Pereira da Rosa Zucolotto, Universidade Franciscana

Doutora em Psicologia Social e Institucional

Universidade Franciscana

Downloads

Publicado

2021-01-01