A PSICOPEDAGOGIA DIANTE DO CONTEXTO DAS ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO
Resumo
Este artigo tem por objetivo refletir sobre a importância da psicopegagogia diante do contexto de altas habilidades e superdotação. Para realizar essa análise buscou-se apresentar os diversos conceitos de altas habilidades/superdotação constante na literatura, elencar suas principais características, analisar como a pesquisa acadêmica na área de psicopedagogia trata essa questão e como está a atuação prática da intervenção psicopedagógica nos casos de altas habilidades/superdotação. Utilizou-se os dados referentes à produção intelectual na área de psicopedagogia e altas habilidades/superdotação (artigos científicos) disponível no Directory of open Access Journals (DOAJ) e para análise da atuação prática da psicopedagogia optou-se por realizar entrevistas semiestruturada com psicopedagogas que atuam em escolas da educação básica (uma profissional da rede pública e a outra da rede privada). Com os resultados da pesquisa constatou-se a carência de trabalhos acadêmicos na área de psicopedagogia envolvendo a temática de altas habilidades/superdotação, verificou-se que a dificuldade na identificação das características dos aluno com altas habilidades/superdotação constitui-se como um grande desafio, e a rede pública do Distrito Federal possui uma estrutura melhor tanto no processo de identificação quanto de atendimento dos alunos com Altas Habilidades/Superdotação em comparação com a rede privada. Verificou-se assim que, mesmo sendo público-alvo da educação especial os alunos com altas habilidades/superdotação, são privados de um atendimento educacional especializado.
Palavras chave: Altas Habilidades, Superdotação, Psicopedagogia