VARIÁVEIS PESSOAIS E CONTEXTUAIS DIFERENCIADORAS DAS EXPECTATIVAS ACADÊMICAS DE ESTUDANTES INGRESSANTES NO ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Rebeca Vinagre Farias Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) - Brasil
  • Leandro S. Almeida Universidade do Minho, Braga, Portugal
  • Gouveia V. Gouveia Universidade Federal da Paraíba (Brasil)

Resumo

A trajetória acadêmica dos estudantes ingressantes no Ensino Superior passa pela transição, adaptação e sucesso ou insucesso ao longo da formação. No âmbito da transição, as expectativas académicas merecem destaque, pois estão relacionadas com as estratégias com que os estudantes enfrentam os desafios do ensino superior. Este artigo analisa eventuais diferenças nas expectativas em função de algumas caraterísticas dos estudantes. A amostra foi formada por 525 alunos do Instituto Federal da Paraíba (IFPB, Brasil), respondendo ao Questionário de Percepções Acadêmicas-Versão Expectativas que identifica sete dimensões de expectativas. Uma análise diferencial dos resultados foi realizada em função da sua idade e de ser a primeira vez que o estudante frequenta a instituição de ensino. Os resultados sugerem diferenças nas expectativas de formação acadêmica, relações interpessoais, sucesso profissional e competências transversais em função da idade e da condição de frequentar ou não pela 1ª vez a instituição. Alunos mais novos apresentam médias de expectativas mais altas quando comparadas a estudantes mais velhos que estudam pela 1ª vez no IFPB. O mesmo não ocorre com ex-alunos da instituição. Alunos mais velhos têm maiores expectativas que alunos mais jovens. Estes dados sugerem a relevância da tomada das caraterísticas dos estudantes na análise das suas expectativas, sendo importante que as instituições de ensino superior considerem a diversidade de alunos no desenvolvimento de diagnósticos e intervenções de prevenção do insucesso e evasão.

Palavras-chave: Ensino superior; expectativas acadêmicas; transição acadêmica; estudantes do 1º ano.

Biografia do Autor

Rebeca Vinagre Farias , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) - Brasil

Doutoranda em Ciências da Educação (Psicologia da Educação), pela Universidade do Minho. Professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) - Brasil. Investigações sobre transição, adaptação e sucesso acadêmico no Ensino Superior.

Leandro S. Almeida , Universidade do Minho, Braga, Portugal

Doutor em Psicologia, especialidade de Psicologia da Educação. Professor do Instituto de Educação e investigador do Centro de Investigação em Educação (CIEd) da Universidade do Minho, Portugal. Investigação voltada para os estudantes do ensino superior.

Gouveia V. Gouveia , Universidade Federal da Paraíba (Brasil)

Doutor em Psicologia (Psicologia Social), Professor no Departamento de Psicologia, Universidade Federal da Paraíba (Brasil). Investigação na área da construção e adaptação de instrumentos psicológicos, valores humanos e traços de personalidade.

Downloads

Publicado

2021-01-01