EXPECTATIVAS E DIFICULDADES ACADÊMICAS EM INGRESSANTES NO ENSINO SUPERIOR: ANÁLISE EM FUNÇÃO DO GÊNERO E SISTEMA DE COTAS

Autores

  • Ana Amália G. B T. Faria Instituto Federal de Alagoas (IFAL-AL)
  • Leandro S. Almeida Universidade do Minho, Braga, Portugal

Resumo

Com a expansão do Ensino Superior. A sua população estudantil tem estado cada vez mais diversificada, principalmente com a criação de políticas de acesso a grupos sociais tradicionalmente desfavorecidos e historicamente excluídos. O presente artigo busca investigar se existe diferença nas expectativas e dificuldades acadêmicas dos estudantes que ingressam no primeiro ano do ensino superior, em função do gênero e sistema de cotas. Participaram desta pesquisa 317 estudantes matriculados no Instituto Federal de Alagoas (IFAL - Campus Maceió). Foi aplicado um questionário sociodemográfico, a Escala Brasileira de Expectativas Acadêmicas para ingressantes na Educação Superior (Marinho-Araújo et al., 2015) e ao Questionário de Dificuldades Antecipadas de adaptação ao ensino superior - versão abreviada para o Brasil Os resultados sugerem diferenças relacionadas ao gênero, nomeadamente expectativas mais elevadas por parte das mulheres nas dimensões de compromisso social e de sucesso profissional. Também foram observadas diferenças em estudantes não cotistas e cotistas, apresentando estes últimos, níveis mais elevados de dificuldades antecipadas na dimensão acadêmica, suporte social e autonomia. Os dados desta investigação podem subsidiar o delineamento de estratégias institucionais de apoio nas trajetórias acadêmicas destes subgrupos de estudantes.

Palavras-chave: Ensino superior; Expectativas acadêmicas; Dificuldades de adaptação; Estudantes do 1º Ano.

Biografia do Autor

Ana Amália G. B T. Faria , Instituto Federal de Alagoas (IFAL-AL)

Doutoranda em Ciências da Educação (Psicologia da Educação), pela Universidade do Minho, Psicóloga no Instituto Federal de Alagoas (IFAL-AL). Investigação sobre expectativas e dificuldades acadêmicas dos estudantes no ensino superior.

Leandro S. Almeida, Universidade do Minho, Braga, Portugal

Doutor em Psicologia, especialidade de Psicologia da Educação. Professor do Instituto de Educação e investigador do Centro de Investigação em Educação (CIEd) da Universidade do Minho, Portugal. Investigação voltada para os estudantes do ensino superior.

Downloads

Publicado

2021-01-01