TRAÇANDO NOTAS DE CONHECIMENTO SOBRE GRAFFITI, ESCOLA E JUVENTUDES: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA INTEGRATIVA
Resumo
Conforme a literatura, o graffiti é uma prática cultural juvenil que surgiu nos territórios periféricos por meio de manifestações estéticas e políticas de arte urbana da juventude. Os muros das escolas continuam sendo principais espaços de registro de uma polissemia de significados e comunicações do graffiti enquanto cultura juvenil. Áreas de saber como a Sociologia e Antropologia são pioneiras nos estudos da arte urbana, dentre elas o grafite. O presente estudo de revisão sistemática integrativa se destina a problematizar essas interlocuções (graffiti-escola-juventude). Foi realizado uma busca dos últimos 5 anos (2014-2019) de artigos científicos na Plataforma de Periódico Capes (eixo I) e de dissertações e teses na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (eixo II). Foram selecionados apenas produções em português e com abrangência brasileira. Os estudos do eixo I recuperou 88 estudos e destes apenas 4 foram incluídos na análise final. Já o eixo II recuperou apenas 2 estudos de dissertação. Também revelou aportes teórico-metodológicos diversos no trabalho de investigação do graffiti, com prevalência das teorias pós-estruturalistas. Os estudos apontaram o graffiti como (a) instrumento de recurso na área educacional, (b) intervenção das expressões juvenis e (c) prática arraigada nos estereótipos.
Palavras-chave: graffiti, escola, educação, revisão sistemática.