Avaliação da compreensão leitora de estudantes universitários: Recurso a uma prova de cloze
Palavras-chave:
Teste cloze, Ensino Superior, Compreensão leitura, Rendimento académicoResumo
Estudos recentes apontam para uma dificuldade generalizada dos estudantes do ensino superior em ler e compreender aquilo que leem, refletindo-se num fraco rendimento académico dos alunos. Verifica-se que os estudantes que fazem uma leitura muito superficial dos textos apresentam dificuldades na compreensão do seu significado em profundidade. Este estudo apresenta uma prova construída pelos autores com o objetivo de avaliar a compreensão de leitura dos estudantes. A amostra é constituída por 228 estudantes do ensino universitário, a frequentar o primeiro, segundo e terceiro ano dos respetivos cursos. Os índices de dificuldade e de discriminação dos itens são adequados aos objetivos psicométricos de avaliação com esta prova. Os resultados mostram-se diferenciados em função do género e da idade dos participantes. As estudantes apresentam melhores resultados na prova face aos colegas do género masculino. Um efeito de interação mostra que os estudantes do sexo masculino mais velhos aumentam o seu desempenho, podendo isso refletir uma percentagem superior de abandono por parte dos homens com maior insucesso académico originando uma maior seleção cognitiva dos que permanecem.
Palavras chave: Teste cloze, Ensino Superior, Compreensão leitura, Rendimento académico