CONCEPÇÕES DE JUVENTUDE E O TRABALHO DO PSICÓLOGO ESCOLAR
APONTAMENTOS E DESAFIOS
Palavras-chave:
CONCEPÇÕES DE JUVENTUDE, TRABALHO DO PSICÓLOGO ESCOLARResumo
O objetivo do estudo foi compreender de que modo as concepções dos jovens sobre juventude e sobre adolescência podem contribuir para a práxis profissional de psicólogos na escola. Na fundamentação teórica se apresenta um posicionamento em favor de uma análise histórico-social do processo de desenvolvimento humano. Foi realizada uma pesquisa qualitativa empírica em que foram propostas entrevistas semiestruturadas a quatro jovens com idade entre 18 e 19 anos que cursaram o Ensino Médio em uma escola da Rede Federal de Ensino do Município de Goiânia e os resultados foram analisados a partir da análise de conteúdo (Vázquez-Sixto, 1997; Bardin, 2011). A pesquisa apontou que as concepções de juventude parecem estar mais abertas a uma análise histórico-cultural do que as concepções de adolescência que carregam uma noção universalizante desse momento da vida. Consideramos que propor uma discussão pautada na análise de aspectos históricos e sociais permite ao psicólogo escolar propor ações para indivíduos concretos na escola.