TRABALHO COLABORATIVO TRANSDISCIPLINAR NO APOIO À INCLUSÃO

UM ESTUDO DE CASO NA EDUCAÇÃO DE INFÂNCIA

Autores

  • Sara Barros Araújo Instituto Politécnico do Porto (ESE-IPP)
  • Júlia Oliveira Formosinho Universidade Católica Portuguesa

Palavras-chave:

Inclusão, colaboração, transdisciplinaridade, Educação de Infância

Resumo

O presente artigo dedica-se à descrição e análise de um estudo de caso de inclusão de uma criança com incapacidade e outras características idiossincráticas com forte potencial de risco, numa sala
de Educação de Infância. Parte, do ponto de vista teórico e metodológico, da assunção do trabalho
colaborativo transdisciplinar como sustentáculo do processo de inclusão. Após descrição do processo de intervenção, com realce para a organização e preparação da equipa, intervenção ao nível da integração social, desenvolvimento da linguagem, autonomia e iniciativa da criança, destacam-se os efeitos da intervenção nos seus processos de aprendizagem e desenvolvimento. Sublinham-se as vantagens de uma abordagem colaborativa transdisciplinar no apoio à inclusão, enquanto base para uma intervenção integrada, plurifacetada e ecologicamente sustentada.

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Publicado

2016-12-03