EDUCAÇÃO INTEGRAL E EM TEMPO INTEGRAL

DISCUTINDO CONCEITOS

Autores

  • Maria Sousa Aguiar Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA
  • Maria Lília Imbiriba Sousa Colares Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA

Palavras-chave:

Educação integral, educação em tempo integral, tempo integral

Resumo

Este artigo discute os conceitos de educação integral, preconizados desde a década de 1930, perpassando pelos pressupostos teórico-metodológicos das principais concepções pedagógicas de educação integral com incidência no Brasil. Aborda, experiências de educação integral e aspectos legais sobre educação integral e tempo escolar. O estudo foi desenvolvido com base no levantamento e estudo sistemático da literatura especializada e normativa sobre a educação integral e em tempo integral, objetivando identificar a diferença entre educação integral e educação em tempo integral. Os resultados demonstraram que a educação integral na perspectiva de formação emancipadora do homem, independente da forma como ela se desenvolve, seja em tempo parcial ou integral, é um compromisso que requer investimentos na estrutura das escolas, formação e valorização dos educadores.

Downloads

Publicado

2017-06-20

Edição

Seção

Artigos