Habilidades Sociais Educativas e Estilos de Liderança:
Concepção, formação e atuação de professoras de 1º a 5º anos do Ensino Fundamental
Palavras-chave:
Relação Professor-aluno; Estilos de Liderança de Professores; Habilidades Sociais EducativasResumo
O desenvolvimento de uma boa relação professor-aluno pode ser compreendido como fator de proteção para o desenvolvimento infantil. Nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tal relação é de suma importância, uma vez que favorece a adaptação do aluno ao ambiente escolar e suas exigências acadêmicas. Desse modo, esta pesquisa teve como objetivo identificar a concepção, formação e a atuação de professoras de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental acerca da interação professor-aluno, com foco em habilidades sociais educativas e estilo de liderança de professores. Participaram da pesquisa dez professoras, que responderam dois questionários, sendo o primeiro com questões sobre sua formação, e o segundo sobre práticas de controle coercitivo. As participantes também engajaram em uma entrevista semiestruturada, com questões que buscavam compreender aspectos da interação professor-aluno, investigando também as dimensões de responsividade, exigência e controle coercitivo. Os dados obtidos mostraram: referente à formação, todas as participantes afirmam ter acesso à temática interação professor-aluno em cursos de graduação e especialização; as participantes afirmaram fazer uso de comportamentos aliados à responsividade, além de compreender sua importância; nos comportamentos referentes à exigência, os dados apontaram que a importância dessa dimensão não é bem compreendida, e muitas vezes confundida com controle coercitivo; e práticas coercitivas são compreendidas como negativas e pouco utilizadas pelas participantes. Conclui-se que as participantes compreendem e têm práticas relacionadas à responsividade, mas possuem dificuldade na compreensão e aplicação de práticas relacionadas à exigência. Por fim, compreendem as implicações de práticas coercitivas e geralmente não as aplicam.