Uma Investigação das Relações entre Atribuições Causais e Hábitos de Estudo entre Estudantes do Ensino Superior

Autores

Palavras-chave:

Hábitos de estudo, Atribuições causais, Rendimento acadêmico, Ensino Superior

Resumo

Este trabalho objetiva analisar como as atribuições causais para resultados acadêmicos influenciam os hábitos de estudo de estudantes do ensino superior. Para tanto, empreendeu-se uma pesquisa descritiva, correlacional e de cunho transversal. Participaram do estudo 629 estudantes universitários (graduação e pós-graduação), de 168 cursos e 92 instituições de ensino superior. A amostra contemplou estudantes provenientes de todas as 27 unidades federativas do Brasil e de outros países. Os dados foram coletados por meio de duas escalas do tipo Likert, sendo analisados de acordo com procedimentos da estatística descritiva e inferencial. Os resultados indicam que as atribuições causais mais adaptativas de bom desempenho acadêmico (internas, instáveis e controláveis) relacionam-se aos melhores resultados de hábitos de estudo e de desempenho acadêmico geral; resultado não verificado para atribuições de fraco desempenho. Conclui-se que diferentes estilos atribucionais, referentes tanto ao bom quanto ao fraco desempenho, impactam diferencialmente os hábitos de estudo e o desempenho acadêmico geral de estudantes do ensino superior

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Biografia do Autor

Jerson Sandro Santos de Souza, Secretaria Municipal de Educação de Manaus (SEMED)

 

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Possui graduação em licenciatura plena em matemática e mestrado em ensino de ciências e matemática, ambos pela UFAM. É integrante do Grupo Multidisciplinar de Pesquisa em Educação, Psicopedagogia e Psicologia Escolar. Atualmente, é professor efetivo da Secretaria Municipal de Educação de Manaus (SEMED) e da Secretaria de Estado de Educação do Amazonas (SEDUC-AM). E-mail: jersoncobain@gmail.com. ORCID iD: https://orcid.org/0000-0002-9812-5009. Brasil. 

 

Suely Aparecida do Nascimento Mascarenhas, Universidade Federal do Amazonas

 

Doutora em diagnóstico e avaliação educativa/psicopedagogia pela Universidade da Coruña, Espanha (2004). Possui graduação em pedagogia pela UNIR. Atuou como professora da Educação Básica (1981-2006). Atualmente, é professora Titular da UFAM, do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA), Campus do Vale do Rio Madeira, Humaitá, graduação e pós-graduação (PPGE-UFAM e PPGECH-UFAM). E-mail: suelyanm@ufam.edu.br. ORCID iD: https://orcid.org/0000-0002-0545-5712. Brasil.

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Publicado

2025-01-02