Uma Investigação das Relações entre Atribuições Causais e Hábitos de Estudo entre Estudantes do Ensino Superior
Palavras-chave:
Hábitos de estudo, Atribuições causais, Rendimento acadêmico, Ensino SuperiorResumo
Este trabalho objetiva analisar como as atribuições causais para resultados acadêmicos influenciam os hábitos de estudo de estudantes do ensino superior. Para tanto, empreendeu-se uma pesquisa descritiva, correlacional e de cunho transversal. Participaram do estudo 629 estudantes universitários (graduação e pós-graduação), de 168 cursos e 92 instituições de ensino superior. A amostra contemplou estudantes provenientes de todas as 27 unidades federativas do Brasil e de outros países. Os dados foram coletados por meio de duas escalas do tipo Likert, sendo analisados de acordo com procedimentos da estatística descritiva e inferencial. Os resultados indicam que as atribuições causais mais adaptativas de bom desempenho acadêmico (internas, instáveis e controláveis) relacionam-se aos melhores resultados de hábitos de estudo e de desempenho acadêmico geral; resultado não verificado para atribuições de fraco desempenho. Conclui-se que diferentes estilos atribucionais, referentes tanto ao bom quanto ao fraco desempenho, impactam diferencialmente os hábitos de estudo e o desempenho acadêmico geral de estudantes do ensino superior