Análise do filme “Encanto” à luz da psicanálise:

pistas para aprendizagem baseada em estudo de caso.

Autores

Palavras-chave:

Psicanálise, estudo de caso, universidade, teoria, prática

Resumo

O ensino da psicanálise na universidade, mesmo sem visar à formação de psicanalistas, enfrenta desafios devido à complexidade teórica e à ausência de prática. Estudos de caso, como a análise do filme Encanto presente nesse artigo, mostram-se valiosos para trabalhar conceitos como desenvolvimento, dinâmica familiar e mecanismos de defesa. Explorar os personagens e suas relações ajuda os estudantes a compreender como conflitos internos e familiares refletem dinâmicas inconscientes. Essa abordagem aproxima teoria e prática, facilitando a fixação dos conceitos. A análise de narrativas ficcionais, como Encanto, preenche lacunas deixadas pela falta de prática clínica, enriquecendo o ensino e desenvolvendo habilidades analíticas.

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Biografia do Autor

Vitória Gonçalves Uchôa, Universidade Federal do Amazonas

 

Estudante de graduação na Universidade Federal do Amazonas, cursando atualmente o 12° período. Experiência na área jurídica e hospitalar através de estágio no Henoch Reis na Vara de Execuções Penais e atuações na Samel e ativo trabalho com grupos.  Universidade Federal do Amazonas (UFAM). E-mail: vgu602@gmail.com  Orcid: https://orcid.org/0009-0005-7548-2504 

 

Samanta Beleza da Silva Almeida, Universidade Federal do Amazonas

 

Estudante de graduação na Universidade Federal do Amazonas, cursando atualmente o 12° período. Estagiária do setor psicossocial (por parte da psicologia) do Centro Judiciário de Solução Consensual de Conflitos das Varas de Família (CEJUSC - Famílias) no Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) desde 27/11/2023. Universidade Federal do Amazonas (UFAM) E-mail: samantabelezadasilva@gmail.com Orcid: https://orcid.org/0009-0001-6916-6602 

 

Enio de Souza Tavares , Universidade Federal do Amazonas

 

Possui Doutorado em Educação e Mestrado em Psicologia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Atualmente é Professor Adjunto da Faculdade de Psicologia da UFAM, onde coordena o Laboratório de Psicanálise, Clínica e Criação - LAPCRI. Tem interesse na área da clínica psicanalítica, epistemologia da psicologia e da psicanálise, modos de subjetivação no contemporâneo, sofrimento psíquico, interface clínica e política, poder e liberdade.  Universidade Federal do Amazonas (UFAM). E-mail: eniotavares@ufam.edu.br Orcid: https://orcid.org/0000-0003-2634-2685 

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Publicado

2025-01-02