Habilidades Sociais no Ensino Superior:

Evidências em Estudantes Universitários Neurodivergentes e Neurotípicos

Autores

Palavras-chave:

Ensino Superior, Neurodiversidade, Inventário de Habilidades Sociais, TDAH

Resumo

O estudo avaliou diferenças nas habilidades sociais de universitários neurodivergentes (com TDAH e/ou TEA) e neurotípicos. A amostra incluiu 120 estudantes divididos igualmente entre os grupos, com média de idade de 19,90 anos. Utilizou-se o Inventário de Habilidades Sociais 2 (IHS-2), medindo cinco fatores como conversação assertiva, abordagem afetivo-sexual, expressão de sentimento positivo, autocontrole/enfrentamento e desenvoltura social. Estudantes neurodivergentes apresentaram escores significativamente mais baixos em comunicação assertiva, enquanto as demais dimensões não apresentaram diferenças significativas. Os resultados indicam que estratégias de compensação podem mitigar disparidades, mascarando diferenças em outras habilidades sociais. Apesar disso, déficits específicos destacam a necessidade de intervenções inclusivas focadas em comunicação e adaptação social. Tais resultados têm implicações para políticas educacionais inclusivas e estratégias institucionais voltadas à adaptação e sucesso acadêmico. Futuros estudos devem explorar intervenções adaptadas e contextos culturais para ampliar o suporte a esses estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kleyton José da Silva , Universidade Federal de Pernambuco

MSc., in Cognitive Psychology, Federal University of Pernambuco (UFPE

https://orcid.org/0009-0009-3671-0761

E-mail: kleyton.jose@ufpe.br   

Antonio Roazzi, Universidade Federal de Pernambuco

Robson Savoldi, Universidade Federal de Pernambuco

PhD in Cognitive Psychology from the Federal University of Pernambuco (UFPE).

Master in Neuroscience from the Federal University of Santa Catarina (UFSC).

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4031-4288

E-mail: rjspes@yahoo.com.br

Alexsandro Medeiros do Nascimento, Universidade Federal de Pernambuco

PhD in Cognitive Psychology from the Federal University of Pernambuco (UFPE).

Coordinator of the Laboratory of Studies of Self-Awareness, Consciousness, High-Order Cognition and Self (LACCOS).

E-mail: alexsandro.mnascimento@ufpe.br.

 

Downloads

Publicado

2025-01-02