Revisão sistemática de produções científicas sobre violência de gênero na escola

Autores

  • Geórgia Bezerra Gomes Faculdade Luciano Feijão
  • Juliana Maria do Nascimento Mota Universidade Federal do Ceará
  • Thamila Cristina dos Santos da Silva Faculdade Luciano Feijão

Palavras-chave:

Revisão Sistemática, Violência de Gênero, Mulheres, Escola, Psicologia Escolar e Educacional

Resumo

Apesar dos avanços no debate social sobre violência de gênero, a escola, como instituição reguladora de comportamentos, ainda reproduz práticas da cultura patriarcal, sexista e violenta. A dificuldade de discutir gênero nos espaços públicos de ensino dissemina discriminações e desigualdades de gênero institucionalizadas. Esta revisão sistemática investigou a manifestação e o enfrentamento da violência de gênero no ambiente escolar. Articulando referenciais da Psicologia escolar/educacional e estudos feministas, utilizou-se a metodologia PRISMA para levantamento e análise de artigos. As buscas foram realizadas nas bases Portal de Periódicos CAPES/MEC, biblioteca digital Scientific Electronic Library Online (Scielo) e banco de dados ScopusElsevier, com recorte temporal de 2016 a 2020, considerando exclusivamente pesquisas desenvolvidas em contextos escolares. A análise temática dos dados revelou múltiplas configurações de violência de gênero no ambiente escolar, evidenciando a ausência de estratégias sistemáticas de enfrentamento. Discute ainda a necessidade de maiores pesquisas sobre o tema. Por fim, estima-se que o trabalho possa fomentar maiores reflexões, investigações e ações sobre as relações de gênero na escola e, assim, (re) elaborar políticas e projetos voltados para todos que constituem a rede pública de ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Geórgia Bezerra Gomes, Faculdade Luciano Feijão

Psicóloga, mestre em Psicologia e políticas públicas pela Universidade Federal do Ceará – Campus Sobral.  Professora do curso de psicologia da Faculdade Luciano Feijão. E-mail: georgiabg@gmail.com  

 

Juliana Maria do Nascimento Mota, Universidade Federal do Ceará

Psicóloga, mestre em Psicologia e políticas públicas pela Universidade Federal do Ceará – Campus Sobral. Professora do curso de psicologia da UFC– Campus Sobral. E-mail: juliananascimento@ufc.br

Thamila Cristina dos Santos da Silva, Faculdade Luciano Feijão

Psicóloga, mestre em Psicologia e políticas públicas pela Universidade Federal do Ceará – Campus Sobral. Professora do curso de psicologia da Faculdade Luciano Feijão. E-mail: thamilasilva117@gmail.com  

Downloads

Publicado

2025-01-02