Revisão sistemática de produções científicas sobre violência de gênero na escola
Palavras-chave:
Revisão Sistemática, Violência de Gênero, Mulheres, Escola, Psicologia Escolar e EducacionalResumo
Apesar dos avanços no debate social sobre violência de gênero, a escola, como instituição reguladora de comportamentos, ainda reproduz práticas da cultura patriarcal, sexista e violenta. A dificuldade de discutir gênero nos espaços públicos de ensino dissemina discriminações e desigualdades de gênero institucionalizadas. Esta revisão sistemática investigou a manifestação e o enfrentamento da violência de gênero no ambiente escolar. Articulando referenciais da Psicologia escolar/educacional e estudos feministas, utilizou-se a metodologia PRISMA para levantamento e análise de artigos. As buscas foram realizadas nas bases Portal de Periódicos CAPES/MEC, biblioteca digital Scientific Electronic Library Online (Scielo) e banco de dados Scopus – Elsevier, com recorte temporal de 2016 a 2020, considerando exclusivamente pesquisas desenvolvidas em contextos escolares. A análise temática dos dados revelou múltiplas configurações de violência de gênero no ambiente escolar, evidenciando a ausência de estratégias sistemáticas de enfrentamento. Discute ainda a necessidade de maiores pesquisas sobre o tema. Por fim, estima-se que o trabalho possa fomentar maiores reflexões, investigações e ações sobre as relações de gênero na escola e, assim, (re) elaborar políticas e projetos voltados para todos que constituem a rede pública de ensino.