Dinâmicas grupais com estudantes do ensino fundamental a partir do Projeto de Extensão Artesanias Escolares e Saúde Mental
Palavras-chave:
Dinâmicas grupais, Saúde mental, Formação docente, Psicologia da educação.Resumo
O presente artigo tem por objetivo apresentar um relato de experiência sobre a vivência de estudantes de Pedagogia vinculados ao Projeto de Extensão Artesanias Escolares e Saúde Mental da Universidade Estadual do Ceará no primeiro semestre de 2024. A saúde mental não apenas impacta as habilidades cognitivas dos indivíduos, mas também o desenvolvimento do ser de forma integral, proporcionando equilíbrio entre os variados aspectos da vida. A mediação de processos grupais mostra-se relevante para a formação de professores, tendo em vista que os capacita a lidar com as complexas dinâmicas existentes no contexto escolar. Metodologicamente, trata-se de um relato de experiência em que se discute ações desenvolvidas na área de Psicologia da Educação em uma escola pública de ensino fundamental na cidade de Iguatu-CE por meio de oficinas e dinâmicas grupais com estudantes de 6° a 9° anos realizados em duas etapas. A primeira etapa objetivou o estabelecimento de vínculo e a segunda etapa foi desenvolvida a partir de dinâmicas grupais planejadas de acordo com cada série. Os temas geradores foram: cultura escolar; a relação entre pares; inclusão e relações interpessoais; comunicação não violenta, dentre outros temas relacionados. Portanto, as dinâmicas grupais têm se tornado uma ferramenta importante para o trabalho pedagógico na escola, abordando temáticas relevantes para a promoção da comunicação da inclusão e do respeito nas relações sociais. O exercício de facilitação de dinâmicas grupais contextualizadas, sensíveis e implicadas nos tensionamentos do chão da escola contribuem para a formação docente no campo da identidade docente quanto à apropriação de temas interdisciplinares.