Dinâmicas grupais com estudantes do ensino fundamental a partir do Projeto de Extensão Artesanias Escolares e Saúde Mental

Autores

Palavras-chave:

Dinâmicas grupais, Saúde mental, Formação docente, Psicologia da educação.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo apresentar um relato de experiência sobre a vivência de estudantes de Pedagogia vinculados ao Projeto de Extensão Artesanias Escolares e Saúde Mental da Universidade Estadual do Ceará no primeiro semestre de 2024. A saúde mental não apenas impacta as habilidades cognitivas dos indivíduos, mas também o desenvolvimento do ser de forma integral, proporcionando equilíbrio entre os variados aspectos da vida. A mediação de processos grupais mostra-se relevante para a formação de professores, tendo em vista que os capacita a lidar com as complexas dinâmicas existentes no contexto escolar. Metodologicamente, trata-se de um relato de experiência em que se discute ações desenvolvidas na área de Psicologia da Educação em uma escola pública de ensino fundamental na cidade de Iguatu-CE por meio de oficinas e dinâmicas grupais com estudantes de 6° a 9° anos realizados em duas etapas. A primeira etapa objetivou o estabelecimento de vínculo e a segunda etapa foi desenvolvida a partir de dinâmicas grupais planejadas de acordo com cada série. Os temas geradores foram: cultura escolar; a relação entre pares; inclusão e relações interpessoais; comunicação não violenta, dentre outros temas relacionados. Portanto, as dinâmicas grupais têm se tornado uma ferramenta importante para o trabalho pedagógico na escola, abordando temáticas relevantes para a promoção da comunicação da inclusão e do respeito nas relações sociais. O exercício de facilitação de dinâmicas grupais contextualizadas, sensíveis e implicadas nos tensionamentos do chão da escola contribuem para a formação docente no campo da identidade docente quanto à apropriação de temas interdisciplinares.

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Biografia do Autor

Tadeu Lucas de Lavor Filho, Universidade Estadual do Ceará

Doutor em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor adjunto da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Coordenador do Projeto de Extensão Artesanias Escolares e Saúde Mental. E-mail: tadeu.lucas@uece.br ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2687-1894

 

Jussara Duarte do Carmo, Universidade Estadual do Ceará

Graduando em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Membro do Projeto de Extensão Artesanias Escolares e Saúde Mental. E-mail: leandro.rodrigues@aluno.uece.br ORCID: https://orcid.org/0009-0003-0066-0404

José Leandro Candido Rodrigues , Universidade Estadual do Ceará

Graduando em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Membro do Projeto de Extensão Artesanias Escolares e Saúde Mental. E-mail: leandro.rodrigues@aluno.uece.br ORCID: https://orcid.org/0009-0003-0066-0404  

Jaylene Xavier da Silva Souza , Universidade Estadual do Ceará

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Membra do Projeto de Extensão Artesanias Escolares e Saúde Mental. Bolsista do Programa de Iniciação Científica (IC/UECE). E-mail: jaylene.souza@aluno.uece.br ORCID: https://orcid.org/0009-0003-9247-0180

 

Ismael Rosal Viração, Universidade Estadual do Ceará

Graduando em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Membro bolsista do Projeto de Extensão Artesanias Escolares e Saúde Mental. E-mail: ismael.rosal@aluno.uece.br ORCID: https://orcid.org/0009-0004-2881-197X

Ana Beatriz Bezerra de Freitas, Universidade Estadual do Ceará

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Membra do Projeto de Extensão Artesanias Escolares e Saúde Mental. E-mail: anabeatriz.bezeera@aluno.uece.br  ORCID: https://orcid.org/0009-0004-3397-305X 

 

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Publicado

2025-01-02