Neoliberalismo e competências socioemocionais:
interlocuções à saúde mental de adolescentes na escola
Palavras-chave:
Adolescente, Competências socioemocionais, Escolaridade, Saúde mentalResumo
O presente trabalho apresenta um delineamento sobre o desenvolvimento das competências socioemocionais, bem como seus interesses centrais, e sua relação na saúde mental de adolescentes no contexto escolar, visto que o enfoque adotado das competências, é uma política educacional agregada especialmente no ensino aprendizagem. O objetivo geral deste estudo é analisar a relação entre competências socioemocionais e sua contribuição na promoção da saúde mental de adolescentes no sistema educacional brasileiro. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa documental, na qual foram selecionados documentos que tratam da temática em pauta. Tais documentos dão ênfase nas diretrizes legais como a Base Nacional Comum Curricular em consonância com o principal aliado da implementação das Competências Socioemocionais no Brasil, o Instituto Ayrton Senna (IAS),e a Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE). Ademais, foi analisado um modelo educacional desenvolvido especialmente para que os indivíduos se adaptem à lógica neoliberal, o que ao invés de promover a saúde mental dos adolescentes, agrava adoecimentos psíquicos de sujeitos imersos em diferentes formas de vulnerabilidades socioeconômicas. Por fim, o modelo reducionista das Competências Socioemocionais é criticado, tendo em vista um modelo mercadológico de interesse neoliberal, como competências individualizadas separadas do contexto histórico cultural dos indivíduos e da estrutura escolar que tende a desenvolver tal abordagem.