Neoliberalismo e competências socioemocionais:

interlocuções à saúde mental de adolescentes na escola

Autores

Palavras-chave:

Adolescente, Competências socioemocionais, Escolaridade, Saúde mental

Resumo

O presente trabalho apresenta um delineamento sobre o desenvolvimento das competências socioemocionais, bem como seus interesses centrais, e sua relação na saúde mental de adolescentes no contexto escolar, visto que o enfoque adotado das competências, é uma política educacional agregada especialmente no ensino aprendizagem. O objetivo geral deste estudo é analisar a relação entre competências socioemocionais e sua contribuição na promoção da saúde mental de adolescentes no sistema educacional brasileiro. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa documental, na qual foram selecionados documentos que tratam da temática em pauta. Tais documentos dão ênfase nas diretrizes legais como a Base Nacional Comum Curricular em consonância com o principal aliado da implementação das Competências Socioemocionais no Brasil, o Instituto Ayrton Senna (IAS),e a Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE). Ademais, foi analisado um modelo educacional desenvolvido especialmente para que os indivíduos se adaptem à lógica neoliberal, o que ao invés de promover a saúde mental dos adolescentes, agrava adoecimentos psíquicos de sujeitos imersos em diferentes formas de vulnerabilidades socioeconômicas. Por fim, o modelo reducionista das Competências Socioemocionais é criticado, tendo em vista um modelo mercadológico de interesse neoliberal, como competências individualizadas separadas do contexto histórico cultural dos indivíduos e da estrutura escolar que tende a desenvolver tal abordagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elizama Lopes Ribeiro, Centro Universitário INTA

Graduanda em Psicologia pelo Centro Universitário INTA, Uninta, Campus- Itapipoca. E-mail: Elizamalopes831@gmail.com  ORCID: https://orcid.org/0009-0009-3241-4404    

 

Rochelly Rodrigues Holanda, Centro Universitário INTA - Uninta

Doutoranda e Mestra em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Docente do Curso de Psicologia Centro Universitário INTA - Uninta, Campus Itapipoca. E-mail: rchlholanda@gmail.com ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9901-9451

 

Vilkiane Natercia Malherme Barbosa, Universidade Estadual do Ceará

Doutora e mestra em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Psicóloga e especialista em caráter de Residência em Atenção Básica/Saúde da Família pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Bolsista de Desenvolvimento Tecnológico Industrial do CNPq - Nível A. Docente do Centro Universitário Estácio do Ceará e da Universidade Estadual do Ceará (UECE). E-mail: vilkimalherme@outlook.com ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3048-9316  

André Sousa Rocha, Centro Universitário Uninta

Doutorando em Psicologia pela Universidade de Fortaleza. Bolsista FUNCAP de doutorado. Mestre em Psicologia pela Universidade São Francisco. Psicólogo pela Universidade Federal do Ceará e mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Docente do Centro Universitário  Uninta - Inta - Campus Itapipoca. E-mail: andre.rocha@uninta.edu.br ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0185-9699

Mauro Michel El Khouri, Centro Universitário Inta – UNINTA

Psicólogo (CRP-11/12370). Doutor (2021), Mestre (2015) e Bacharel (2012) em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará – UFC. Bacharel em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará - UECE (2011). Docente (NDE) do Curso de Psicologia do Centro Universitário Inta – UNINTA/ Campus Itapipoca. E-mail: mauro.khouri@uninta.edu.br ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5173-1813

Francisco Evalderson Teixeira Rodrigues, Centro Universitário INTA - Uninta

Mestrando em Psicologia pela Universidade de Fortaleza. Bolsista FUNCAP de mestrado. Especialista em Neuropsicopedagogia (2020). Graduação em Psicologia (2018). Docente do curso de Psicologia do Centro Universitário Inta - UNINTA/  Campus Itapipoca. E-mail:  evalderson.rodrigues@uninta.edu.br ORCID: https://orcid.org/0009-0000-33775-7656   

João Victor de Castro Gomes, Centro Universitário INTA - Uninta

Psicólogo (CRP-11/19968). Especialista (2023), Bacharel (2023) em Psicologia pelo Centro Universitário Inta - UNINTA/ Campus Itapipoca. Docente do curso de Psicologia do Centro Universitário Inta - UNINTA/  Campus Itapipoca. E-mail:  joao.gomes@uninta.edu.br ORCID: https://orcid.org/0009-0000-33775-7656

Maria Auxiliadora Ferreira Araújo, Centro Universitário INTA- Uninta

Doutoranda em Educação pela Universidade Lusófona (Lisboa, Portugal). Mestre em Saúde da Família pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC) com período de estudos na Universidade do Minho (Braga-Portugal). Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Docente do Centro Universitário INTA- Uninta no curso de graduação em Medicina. Coordenadora do curso de Bacharelado em Psicologia do Centro Universitário INTA- Uninta, Campus Itapipoca. E-mail: auxiliadora.araujo@uninta.edu.br ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3060-6081  

 

Downloads

Publicado

2025-01-02