Contribuições da Psicologia para o Diagnóstico socioeducacional no Paraná:

uma experiência extensionista com enfoque na Violência

Autores

Palavras-chave:

Diagnóstico Socioeducacional, Equipes Multiprofissionais, Violência, Lei 13.935/2019

Resumo

A escola é uma instituição social a qual a vida das pessoas se entrelaçam no dia a dia, e contradições e enfrentamentos advindos da realidade social dos sujeitos podem favorecer alguns conflitos. Neste artigo, apresentamos alguns dados da pesquisa realizada no projeto, abrangendo todos os Núcleos Regionais de Educação (NRE) do Estado do Paraná e teve como objetivo geral desenvolver ações integradas de ensino, pesquisa e extensão voltadas à formação continuada e sistematização do trabalho a ser desenvolvido por equipes multiprofissionais, Psicólogas e Assistentes Sociais, bem como a elaboração de diagnóstico socioeducacional. A abordagem metodológica proposta caracteriza-se como sendo quanti-qualitativa. O recorte apresentado se refere às respostas de 2877 estudantes quanto ao tema violência, sendo que a maioria dos estudantes respondeu não ter sido vítima de violência no contexto escolar e sobre o tipo de violência sofrida, as características físicas (estatura e peso) foram as mais votadas. Para considerações finais, ressaltamos a importância de ações para o enfrentamento do Bullying e violência pelas equipes multiprofissionais nas escolas, com vistas à implementação da lei 13.935/2019 no estado do Paraná.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alex Eduardo Gallo, Universidade Estadual de Londrina

Doutorado em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos. Professor associado A da Universidade Estadual de Londrina, Departamento de Psicologia e Analise do Comportamento. E-mail: aedgallo@uel.br ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3890-4270    

Ana Cristina Paes Leme Giffoni Cilião Torres, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Educação e Pós-doutora em Psicologia. Professora Associada do curso de Psicologia vinculada ao Departamento de Psicologia Social e Institucional da Universidade Estadual de Londrina. E-mail: acpaeslemetorres@uel.br ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0978-780X

Patricia Vaz de Lessa

Doutorado e Pós-Doutorado pelo Programa de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano – USP/SP. Professora da Universidade Estadual de Londrina, Departamento de Psicologia Social e Institucional. E-mail: patricia.lessa@uel.br ORCID: https://orcid.org/0009-0006-4699-7573

 

Downloads

Publicado

2025-01-02