Psicologia Escolar no Ceará:

levantamento da inserção profissional de psicólogas/os na rede pública de educação básica

Autores

Palavras-chave:

Psicologia Escolar, Políticas Públicas, Educação Básica, Ceará, Lei 13.935/2019

Resumo

Este artigo pretende discutir dados obtidos nos portais da transparência municipal e estadual sobre psicólogas(os) vinculadas(os) à Educação básica no Ceará. Os dados foram coletados no âmbito da pesquisa multicêntrica "Atuação de psicólogos escolares e educacionais na América Latina: concepções, desafios e inovações nas políticas públicas de educação básica", coordenada pela professora Marilene Proença Rebello de Souza. A pesquisa visa analisar os impactos da Lei Federal nº 13.935/2019 para a atuação dos psicólogos escolares. A coleta de dados no Ceará contou com equipe de pesquisa composta por coordenadores de três universidades públicas cearenses, além de estudantes de pós-graduação e graduação, profissionais e bolsistas, com apoio financeiro da FUNCAP. O levantamento foi realizado entre setembro e novembro de 2023, acessando os portais de transparência das prefeituras municipais e da Secretaria de Educação do Estado do Ceará. Os dados foram organizados em planilhas e gráficos. A análise considerou as legislações pertinentes, censos da área e pesquisas sobre a inserção e atuação de psicólogos na educação, com uma abordagem crítica. Identificaram-se 223 psicólogas(os), vinculadas(os) à Educação, em 71 dos 184 municípios cearenses e 43 psicólogas(os) na Secretaria de Educação estadual. Em torno da razão número de matrículas por número de profissionais, apenas um município tem mais de 2 psicólogas(os) por mil matrículas. Na esfera estadual, a proporção é de aproximadamente 0,11 psicólogas(os) por mil matrículas. O mapeamento permitiu uma fotografia inicial da inserção dos psicólogos na educação, orientando as próximas etapas da pesquisa.

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Biografia do Autor

Lara Thayse de Lima Gonçalves, Universidade Federal do Ceará

Mestra em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Bolsista de Pesquisa de Apoio Técnico (BAT) da FUNCAP. E-mail: larathayse10@gmail.com ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3751-9765 

 

Vitor Batista de Melo, Universidade Federal do Ceará

Graduado em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Bolsista de Pesquisa de Apoio Técnico (BAT) da FUNCAP. E-mail: vitorbdmelo@gmail.com ORCID: https://orcid.org/0009-0003-3866-2341

Érica Atem Gonçalves de Araújo Costa, Universidade Federal do Ceará

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Ceará (UFC). E-mail: ericaatem@ufc.br ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4341-8138 

Francisco Pablo Huascar Aragão Pinheiro, Universidade Federal do Ceará

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor do Curso de Psicologia da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Campus Sobral. E-mail: pablo.pinheiro@ufc.br ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9289-845X 

Tadeu Lucas de Lavor Filho, Universidade Estadual do Ceará

Doutor em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor da Universidade Estadual do Ceará (UECE) - Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu (FECLI). Coordenador do Projeto de Extensão Artesanias Escolares e Saúde Mental. E-mail: tadeu.lucas@uece.br ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2687-1894 

 

Luciana Lobo Miranda, Universidade Federal do Ceará

Doutora em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Professor Titular do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Ceará (UFC). Bolsista de Produtividade do CNPQ. Coordenadora do Projeto de Extensão É da Nossa Escola que Falamos. E-mail: luciana.miranda@ufc.br ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7838-8098

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Publicado

2025-01-02