“A gente não é igual ao que a gente era em março de 2020”:

a atuação em psicologia escolar e educacional no Instituto Federal de Alagoas na pandemia de COVID-19

Autores

Palavras-chave:

Psicologia escolar, Pandemia de COVID-19, Assistência estudantil, Instituto Federal, Psicologia histórico-cultural

Resumo

Esse artigo é um relato de pesquisa que objetivou conhecer as perspectivas de atuação profissional da Psicologia Escolar, abordando as vivências durante a pandemia de COVID-19, especificamente no Instituto Federal de Alagoas (IFAL). O estudo foi embasado na Psicologia Histórico-Cultural proposta por Vygotsky, realizado com 8 profissionais da Psicologia da Assistência Estudantil dos diversos campi do IFAL, e sua abordagem metodológica foi a pesquisa qualitativa, a qual, através da entrevista semiestruturada, possibilitou o ponto de vista das/os participantes, que foram analisados através da análise de conteúdo. Pôde-se compreender os contextos em que as/os psicólogas/os estavam inseridas/os. A atuação de cada uma/um apresenta semelhanças e distinções entre elas/es durante o ensino remoto. Compreendeu-se que as atividades realizadas durante o ensino remoto estiveram baseadas na Política de Assistência Estudantil do IFAL, com adaptações. Sempre existiram desafios na prática das/os psicólogas/os entrevistadas/os. Porém, a pandemia exigiu uma reinvenção da atuação e elas/es atuaram conforme suas condições pessoais e profissionais. Pôde-se observar também que as demandas foram agravadas em quantidade e em intensidade, requisitando ainda mais as/os psicólogas/os, exigindo um olhar atento à saúde delas/es. Além disso, foi compreendido que o trabalho em equipe na Assistência Estudantil e no Grupo de Psicologia do IFAL é essencial para a atuação de cada profissional e para a instituição no geral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Millena Ferreira Torres de Araújo, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Campus Arapiraca, na Unidade Educacional de Palmeira dos Índios. E-mail: psivanessatenorio@gmail.com ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5913-9822

E-mail: millena.torres@outlook.com

Vanessa Tenorio Cavalcante, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Campus Arapiraca, na Unidade Educacional de Palmeira dos Índios. E-mail: ORCID: https://orcid.org/0009-0000-4695-5011

Antonio César de Holanda Santos, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Docente da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), no Curso de Psicologia, Campus Arapiraca, na Unidade Educacional de Palmeira dos Índios; e docente do Programa de Pós-Graduação (PPGP) em Psicologia da Universidade Federal de Alagoas – UFAL. E-mail: cesarholanda@gmail.com ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9516-7035

 

Downloads

Publicado

2025-01-02