“A gente não é igual ao que a gente era em março de 2020”:
a atuação em psicologia escolar e educacional no Instituto Federal de Alagoas na pandemia de COVID-19
Palavras-chave:
Psicologia escolar, Pandemia de COVID-19, Assistência estudantil, Instituto Federal, Psicologia histórico-culturalResumo
Esse artigo é um relato de pesquisa que objetivou conhecer as perspectivas de atuação profissional da Psicologia Escolar, abordando as vivências durante a pandemia de COVID-19, especificamente no Instituto Federal de Alagoas (IFAL). O estudo foi embasado na Psicologia Histórico-Cultural proposta por Vygotsky, realizado com 8 profissionais da Psicologia da Assistência Estudantil dos diversos campi do IFAL, e sua abordagem metodológica foi a pesquisa qualitativa, a qual, através da entrevista semiestruturada, possibilitou o ponto de vista das/os participantes, que foram analisados através da análise de conteúdo. Pôde-se compreender os contextos em que as/os psicólogas/os estavam inseridas/os. A atuação de cada uma/um apresenta semelhanças e distinções entre elas/es durante o ensino remoto. Compreendeu-se que as atividades realizadas durante o ensino remoto estiveram baseadas na Política de Assistência Estudantil do IFAL, com adaptações. Sempre existiram desafios na prática das/os psicólogas/os entrevistadas/os. Porém, a pandemia exigiu uma reinvenção da atuação e elas/es atuaram conforme suas condições pessoais e profissionais. Pôde-se observar também que as demandas foram agravadas em quantidade e em intensidade, requisitando ainda mais as/os psicólogas/os, exigindo um olhar atento à saúde delas/es. Além disso, foi compreendido que o trabalho em equipe na Assistência Estudantil e no Grupo de Psicologia do IFAL é essencial para a atuação de cada profissional e para a instituição no geral.