Rádio Itagiba FM 9.0 apresenta:

uma abordagem psiopedagógica teatral com idosos

Autores

Palavras-chave:

Teatro, Idosos, Processo de Drama, Psicopedagogia

Resumo

O presente artigo reflexivo aborda uma pesquisa conduzida no âmbito da disciplina de Estágio Supervisionado III - Oficina de Teatro, integrante do Curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com o intuito de estabelecer conexões com a Pós-Graduação em Psicopedagogia. No contexto dessa disciplina, os estudantes desenvolvem um projeto de oficina de Teatro que ocorre fora do ambiente

escolar regular, com foco em comunidades locais, grupos de interesse e instituições públicas, privadas ou do terceiro setor. A meta da disciplina é orientar os alunos na elaboração de um projeto de Ensino de Teatro, no qual possam aprofundar seus conhecimentos em torno de uma metodologia específica. O projeto em questão adotou o Processo de Drama como abordagem metodológica para o Ensino de Teatro com idosos, explorando o tema das lembranças, e foi conduzido no ano de 2018 no lar Itagiba, situado no bairro Chácara das Flores, em Santa Maria (RS). A partir dessa abordagem, o objetivo geral da pesquisa consistiu em investigar a prática do Drama com idosos, a partir de suas memórias, durante sessões psicopedagógicas.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Jade Pohl Sanches, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Graduada no curso de Teatro Licenciatura da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) (2015 - 2018). Graduada no curso de Pedagogia - Licenciatura Plena da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) (2019 - 2020). Graduada do curso de Educação Especial Diurno - Licenciatura Plena na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) (2019 - 2023). Graduada no curso de Letras - Português e Letras Inglês na Faculdade Estácio de Sá (RJ) (2021 - 2023). Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional na Universidade Franciscana (UFN) (2021 - 2022). Especialista em Administração, Orientação e Supervisão Escolar no Instituto Brasileiro de Formação (UNIBF) (2021 - 2022). Especialista em Letras e LIBRAS na Faculdade de Venda Nova do Imigrante (FAVENI) (2021 - 2022). Pós - Graduada em Transtorno do Espectro Autista pela União de Ensino Superior do Vale do Ivaí (UNESVI) (2022 - 2023). Mestranda em Educação com a linha de pesquisa: Linguagem, Subjetivações e Práxis Pedagógica na Universidade Federal da Bahia (UFBA) (2023 - Atual). https://orcid.org/0000-0002-4977-8521 jade.pohl.sanches@gmail.com

Fernando Russo Costa do Bomfim, Centro Universitário da Fundação Hermínio Ometto

Graduado em Biomedicina pelo Centro Universitário Hermínio Ometto. Especialista em Controle e Prevenção de Infecção Hospitalar pelo Centro Universitário Hermínio Ometto. Especialista em Biomedicina Estética. Mestre (2014) e Doutor (2018) em Ciências pelo Programa de Pós-graduação em Ciência Cirúrgica Interdisciplinar do Departamento de Cirurgia da Universidade Federal de São Paulo - Escola Paulista de Medicina (UNIFESP/EPM) na linha de Pesquisa de laser em Cirurgia com ênfase em biologia molecular. Foi Professor supervisor do Estágio em Biologia Molecular e Análises Clínicas do Curso de Biomedicina da Fundação Hermínio Ometto - UNIARARAS. Foi professor da Anhanguera Educacional campus Limeira e campus Rio Claro. Atualmente exerce a função de Coordenador dos Cursos de Especialização em Hematologia Clínica e Banco de Sangue e Hemoterapia do Centro Universitário da Fundação Hermínio Ometto. Atua principalmente em: laser de baixa e alta potência, modelos experimentais de artrite, cultura de células, células ósseas, imunocitoquímica, morfologia e análises moleculares com ênfase em expressão gênica e proteica. Membro Titular da Sociedade Brasileira de Biociências Nucleares (SBBN). https://orcid.org/0000-0002-2614-3603 fernando_bomfim@live.com

 

Downloads

Publicado

2024-07-26