Uma proposta de atividade sobre relações trigonométricas para o 3º ano do ensino médio a partir do Kamal Náutico
Palavras-chave:
Relações Trigonométricas, Teoria das Situações Didáticas (TSD), Kamal Náutico, História da MatemáticaResumo
A História da Matemática tem ganhado cada vez mais espaço no campo da Educação Matemática, principalmente pelas possibilidades de recursos que ela pode fornecer para o cenário educacional. Os instrumentos matemáticos são um exemplo desses recursos advindos da história. Como forma de caminhar na direção de estudos que têm explorado os instrumentos matemáticos, com vistas a favorecer o processo de ensino e de aprendizagem de matemática, elencamos para estudo o instrumento Kamal Náutico. Nosso objetivo é apresentar uma proposta de atividade que utilize o instrumento náutico conhecido por Kamal, abordando o conceito de Relações Trigonométricas, em específico, a tangente, tendo como público-alvo estudantes do 3º ano do ensino médio, sob o aporte teórico da Teoria das Situações Didáticas (TSD). A pesquisa é desenvolvida com base em uma abordagem qualitativa de cunho exploratório. Tendo como resultados esperados possibilitar ao aluno a exploração dos conceitos matemáticos de forma prática, rompendo o viés apenas expositivo, normalmente presente nas regências da área de exatas. Ao final, conclui-se que se trata de um trabalho minuciosamente pensado e com uma riqueza de detalhes matemáticos, abordando o desenvolvimento de uma atividade diversificada, juntamente com recortes históricos de extrema importância para o conhecimento e relação com a História da Matemática e ainda com a presença de um conteúdo de difícil compreensão, por parte dos alunos.