Uma proposta de atividade sobre relações trigonométricas para o 3º ano do ensino médio a partir do Kamal Náutico

Autores

Palavras-chave:

Relações Trigonométricas, Teoria das Situações Didáticas (TSD), Kamal Náutico, História da Matemática

Resumo

A História da Matemática tem ganhado cada vez mais espaço no campo da Educação Matemática, principalmente pelas possibilidades de recursos que ela pode fornecer para o cenário educacional. Os instrumentos matemáticos são um exemplo desses recursos advindos da história. Como forma de caminhar na direção de estudos que têm explorado os instrumentos matemáticos, com vistas a favorecer o processo de ensino e de aprendizagem de matemática, elencamos para estudo o instrumento Kamal Náutico. Nosso objetivo é apresentar uma proposta de atividade que utilize o instrumento náutico conhecido por Kamal, abordando o conceito de Relações Trigonométricas, em específico, a tangente, tendo como público-alvo estudantes do 3º ano do ensino médio, sob o aporte teórico da Teoria das Situações Didáticas (TSD). A pesquisa é desenvolvida com base em uma abordagem qualitativa de cunho exploratório. Tendo como resultados esperados possibilitar ao aluno a exploração dos conceitos matemáticos de forma prática, rompendo o viés apenas expositivo, normalmente presente nas regências da área de exatas. Ao final, conclui-se que se trata de um trabalho minuciosamente pensado e com uma riqueza de detalhes matemáticos, abordando o desenvolvimento de uma atividade diversificada, juntamente com recortes históricos de extrema importância para o conhecimento e relação com a História da Matemática e ainda com a presença de um conteúdo de difícil compreensão, por parte dos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Letícia de Souza Castro, Universidade Estadual do Ceará

Graduação em licenciatura em matemática pela Universidade Estadual do Ceará. Email: leticinha.castro@aluno.uece.br. Orcid: https://orcid.org/0009-0002-2584-6785

Tamiris Paula de Moura , Universidade Estadual do Ceará

Graduação em licenciatura em matemática pela Universidade Estadual do Ceará. Email: tamiris.paula@aluno.uece.br. Orcid: https://orcid.org/0009-0008-9114-7484

Francisco Wagner Soares Oliveira, Universidade Estadual do Ceará

Doutor em educação e professor adjunto do curso de licenciatura em matemática da Universidade Estadual do Ceará. Email: wagneruece.oliveira@uece.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-9296-8200

Downloads

Publicado

2024-07-26