Reflexões sobre a docência em Fenomenologia no cenário de preconceitos às abordagens na formação do psicólogo

Autores

Palavras-chave:

Psicologia, Fenomenologia, Formação do Psicólogo, Identidade, Ética Profissional.

Resumo

Esse ensaio foi escrito considerando nossa experiência de mais de 25 anos como docente em cursos de graduação em Psicologia, a partir da qual sempre presenciamos situações envolvendo preconceitos em relação às diversas abordagens. Essas situações terminam inviabilizando processos de ensino-aprendizagem, limitando a abertura à diferença, interferindo no processo de construção de identidade do futuro psicólogo, além de comprometer a saúde mental de quem enfrenta esses preconceitos no ambiente de trabalho e a ética dessa profissão nas instituições formadoras no Brasil. Destarte, nosso objetivo é refletir sobre a docência de disciplinas relacionadas à fenomenologia em cursos de graduação em Psicologia diante de preconceitos paradigmáticos, apresentando propostas de como o docente pode intervir neste cenário e mobilizar os estudantes para desenvolver de forma crítica e ética o conhecimento das diversas abordagens. O exercício reflexivo nos levou a apresentar alternativas concretas de práticas pedagógicas nessas disciplinas, além de concluir que, como as bases para a construção da identidade profissional são perpassadas pela percepção do tempo, do lugar, do outro e de si mesmo, o ensino da fenomenologia deve priorizar atividades que ampliem a percepção ética dos estudantes sobre a pluralidade do fazer psicológico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Shirley Macêdo, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Doutora em Psicologia Clínica. Professora Associada do Colegiado de Psicologia da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), onde coordena o Núcleo de Cuidado ao Estudante Universitário (NuCEU). Membro do GT ANPEPP “Fenomenologia, Saúde e Processos Psicológicos”e-mail: shirley.macedo@univasf.edu.br                                                   

http://www.lattes.cnpq.br/7611625574364052 ORCID: https://www.orcid.org/0000-0003-1619-2353

Downloads

Publicado

2024-07-26