Experiências sobre o ensino da escrita cursiva para pessoas cegas em Santarém-PA
Palavras-chave:
Escrita cursiva, Autonomia, Pessoa cega, AssinaturaResumo
Este artigo trata-se de um relato de experiência sobre um trabalho desenvolvido através de oficina prática, com duas pessoas cegas, estudantes da rede pública de ensino, atendidos pelo Atendimento Educacional Especializado das escolas a qual estão matriculados, residentes em Santarém. O objetivo do trabalho foi desenvolver e estimular a escrita cursiva dos participantes da oficina, visando sua afirmação de pessoa cidadã alfabetizada diante da sociedade. Participaram da oficina, 02 jovens, homem e mulher, com idades entre 20 e 25 anos. A oficina foi realizada em três dias no mês de junho de 2022, na sede da Associação Santarena para Inclusão das Pessoas Cegas e com Baixa Visão (ASSIC). Durante a realização da oficina, foram levantadas as principais dificuldades que os jovens tinham sobre como aprender a escrita cursiva para conseguir obter uma assinatura legível em seus documentos de identificação e demais ocasiões que possam exigir-lhes uma assinatura, sendo esclarecidas no decorrer da oficina, conforme iam avançando a prática. Foram criados materiais didáticos acessíveis, utilizando o método de alto relevo para que, de forma sensorial, pudessem se familiarizar com os tipos de traçados de linhas e formas geométricas e, consequentemente, com as letras do alfabeto em suas diversas formas, criando um mapa mental, para assim iniciar o processo de escrita cursiva. Para cada participante, foi elaborado um caderno de treinamento que foi utilizado durante a oficina, presencialmente, e nas atividades assíncronas. Ao final da oficina os alunos grafaram suas assinaturas em escrita cursiva com êxito. Os resultados desta pesquisa nos mostraram a necessidade de fomentar nas instituições que trabalham com educação especial no município de Santarém, projetos de ensino na perspectiva da inclusão, autonomia e reabilitação das pessoas cegas na sociedade.