O USO DE GIFs COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA NO MUNICÍPIO DE PORTO VELHO-RO
Palavras-chave:
Educação, Tecnologias digitais, Metodologia, Ensino-aprendizagemResumo
O objetivo deste estudo foi pesquisar e analisar sobre a utilização de animações em GIF em aulas de Ciências e Biologia como ferramenta pedagógica, e avaliar seu potencial didático por meio da aplicação de questionários a docentes e discentes de instituições de ensino público fundamental, médio e superior. A pesquisa teve caráter quantitativo e qualitativo, pois possui características numéricas e de interpretação de fatos. A pesquisa foi realizada por meio de três passos, sendo eles: elaboração e apresentação de aulas, levantamento de dados e análise de dados. Como resultado, foram obtidas 87 respostas de alunos incluindo os da educação pública básica e superior, e 63 respostas de docentes em geral: da educação pública básica e superior. Através das respostas obtidas foi possível assegurar que os GIFs podem ser utilizados como ferramentas didáticas em sala de aula, pois estes facilitaram a compreensão de diversos conteúdos apresentados no decorrer da pesquisa. Também se observou que as principais dificuldades enfrentadas pelos professores no uso dessa ferramenta é a falta de infraestrutura das escolas públicas e a falta de um banco de GIFs educacionais para extração desse recurso.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2023-12-31