Diálogo entre Análise de Discurso e Análise Narrativa Dialógica Emancipatória

Autores

Palavras-chave:

Análise de Discurso, Análise Narrativa Dialógica Emancipatória, Pesquisa Qualitativa, Pesquisa Narratológica

Resumo

Este texto apresenta uma proposta de diálogo entre duas metodologias relacionadas à pesquisa qualitativa, no âmbito da pesquisa narratológica, são elas: Análise de Discurso e Análise Narrativa Dialógica Emancipatória (ANDE). O estudo se deu através de uma revisão narrativa da literatura com o objetivo de destacar os elementos de cada tipo de análise e estabelecer um diálogo entre elas. Foram utilizados como pontos principais: história, teorias base, principais autores, principais conceitos, objetivo de pesquisa, posição do pesquisador, procedimentos básicos. Conclui-se que o pesquisador precisa ter claro a sua intenção de investigação para escolher adequadamente o desenho de seu estudo. Ambas valorizam a subjetividade, com destaque para o aspecto latente da produção simbólica do participante da pesquisa. A ANDE valoriza sobremaneira a subjetividade do pesquisador e observa as influências mútuas na interação

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valéria Marques de Oliveira , Associação Educacional Dom Bosco

 

Doutora em Psicologia (UFRJ), Mestre em Educação (UERJ). Psicóloga (UERJ). Pedagoga (Inst. Isabel). Profa Pesquisadora no PPGPSI/UFRRJ. Líder de pesquisa nos Grupos: Equilibrium Rural: Intervenções Transdisciplinares Assistidas por Equinos, e Aprendizagem e Cultura Organizacional: Narrativas Dialógicas Emancipatórias

Instituição: Associação Educacional Dom Bosco E-mail: valeria.marques@aedb.br

Orcid: https://orcid.org/0000-0003-4821-123X

Edneusa Lima Silva , Faculdade Sul Fluminense

 

Doutora em psicologia pela UFRRJ (2023); mestrado em psicologia pela UFRRJ (2014); licenciatura (2004), bacharelado (2005) e graduação em psicologia pela Universidade Estácio de Sá (2006). Especialização em psicologia jurídica pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (2012) e Mestrado em Psicologia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2014). Pós- Graduação em Políticas Públicas para a Igualdade na América Latina pela CLACSO -Argentina (2017-2018). Coordenadora do Curso de Psicologia da Faculdade Sul Fluminense. Realiza pesquisa em percepção ambiental, desenvolvimento humano e educação inclusiva, utilizando a narrativa como metodologia de pesquisa e instrumento de coleta de dados. Instituição: Faculdade Sul Fluminense E-mail: evajom@gmail.com

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-6673-7684

Érica Fernandes Costa Duarte, Associação Educacional Dom Bosco

 

Doutora em Literatura Comparada (UERJ), com pós-doutorado em Estudos Literários (UFJF), mestre em Literatura Brasileira (CES/JF), especialista em Língua Portuguesa (UCB) e licenciada em Letras (UFJF). Possui experiência em Cursos de Graduação e Pós-graduação em Letras, ministrando aulas de Semântica, Literatura Brasileira, Literatura Comparada e Teoria da Literatura. Instituição: Associação Educacional Dom Bosco.

E-mail: ericacosta.duarte@aedb.br Orcid: https://orcid.org/0000-0001-6877-6110

Cristina Novikoff , Pontifícia Universidade Católica/Centro de Formação de Pessoal

 

Doutora em Educação (Psicologia da Educação) pela PUC/SP (2006), Mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro pela UERJ (2002), Especialista em Formação de Docentes para o Ensino Superior pela Universidade Gama Filho (2000), em Psicopedagogia na Educação pela Fundação Educacional Rosemar Pimentel (1998) e, em Ginástica Escolar pela Fundação Oswaldo Aranha (1993). É Graduada em Pedagogia pela Fundação Educacional Rosemar Pimentel (1990) e em Educação Física pelo Centro Universitário de Volta Redonda (1987).  Instituição: Pontifícia Universidade Católica/Centro de Formação de Pessoal  E-mail: cristina.novikoff@gmail.com

Orcid: https://orcid.org/0000-0003-4882-2866

Marcus Vinícius Barbosa  , Universidade de Vassouras

 

Doutorando no Programa de  Pós-Graduação em Psicologia (UFRRJ). Mestre em Ciências Ambientais (Univassouras). Professor na Universidade de Vassouras, Campus Vassouras. Professor no Centro Universitário  Geraldo di Biase,  Campus Barra do Piraí e Volta Redonda. Avaliador do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis)/ INEP. Edito-Gerente da Revista Valore Instituição: Universidade de Vassouras            

E-mail: marcus.barbosa1979@gmail.com Orcid: ORCID 0000-0003-0131-0257

Publicado

2023-12-31