A violência doméstica e contexto escolar
a percepção de discentes do ensino fundamental e médio sob o viés da Fenomenologia.
Palavras-chave:
Violência doméstica, ambiente escolar, adolescentes, plantão psicológico, fenomenologia.Resumo
A violência, considerada um fenômeno crescente que incide de forma direta e indireta nos distintos domínios da convivência social, tem sido um tema constante no cenário dos debates acerca dos fenômenos sociais. Sabe-se que situações dessa natureza provoca uma série de modificações nos contextos em que a pessoa que sofre violência transita. O objetivo deste estudo é compreender a concepção de discentes do Ensino Fundamental e Médio acerca da concepção da violência doméstica na vivência escolar sob o viés da Fenomenologia de Martin Heidegger. A pesquisa é sob o viés qualitativo, descritivo e exploratório. Foi utilizado o método fenomenológico de pesquisa em Psicologia e a análise das entrevistas a partir da teoria de Martin Heidegger. O instrumento foi a entrevista fenomenológica que partiu de questão norteadora e apresentou desdobramentos. Foram participantes 8 alunos. Encontraram-se 5 categorias: a) Violência doméstica: o olhar sobre o fenômeno; b) A vida é um profundo vale, há vida, mas a partir de profundos rasgos n’alma; c) Falar sobre violência doméstica: sentidos e significados; d) Mudança de realidade: a responsabilidade de todos nós!; e) Plantão psicológico: nicho de possibilidades de acolhimento, escuta e cuidado! Conclui-se que os adolescentes têm uma concepção bem ampla acerca do fenômeno violência doméstica, suas causas, as dores e sofrimentos aí presentes, expressando sentidos e significados e a possibilidade de mudança que alguns não acreditam seja possível e apontam ainda a importância do Plantão Psicológico em Escolas Públicas como uma instância de escuta, acolhimento e cuidado