População em situação de rua com diagnóstico de HIV/Aids

uma revisão integrativa

Autores

Palavras-chave:

População em situação de rua, HIV/Aids, saúde

Resumo

A população em situação de rua caracteriza-se como um segmento populacional heterogêneo que possui de aspectos em comum: condição extrema de pobreza, relações familiares fragilizadas ou inexistentes e a ausência de moradia regular. Os indivíduos em questão possuem dificuldades em serem acolhidos pelos serviços de saúde principalmente pela inaptidão dos profissionais em atenderem esse público em suas especificidades. A infecção sexualmente transmissível HIV/Aids configura-se como um dos principais agravos de saúde dessa comunidade. Com o intuito de fornecer subsídios para uma atuação mais adequada em saúde, sobretudo na área psicológica, à população em situação de rua que vive com HIV/Aids, foi elaborada uma revisão integrativa com o objetivo de investigar os dados na literatura científica sobre as temáticas “situação de rua” e “hiv/aids”, realizando um levantamento de pesquisas realizadas no Brasil entre os anos de 2016 e 2022, buscando especificamente estudos na região do Amazonas. Após averiguação nos seguintes bancos de dados eletrônicos: BVS-PSI, Capes, Lilacs, Pubmed e Scielo, foram elaboradas três categorias de análise: 1. Características e vulnerabilidades da população em situação de rua; 2. Estratégias para facilitar o acesso da população em situação de rua aos serviços de saúde; e 3. Conhecimento da população em situação de rua sobre a temática HIV/Aids. Conclui-se que há grande foco em explorar as fragilidades da população em situação de rua que vive com HIV/Aids, sem se aprofundar no modo de vida destes sujeitos. O HIV/Aids é tratado apenas como mais uma vulnerabilidade que acomete os indivíduos em situação de rua. Poucos estudos foram encontrados envolvendo a psicologia e a região amazônida. Espera-se que essa revisão integrativa seja o impulso para a realização de estudos envolvendo as temáticas abordadas, de âmbito psicológico e no território do Amazonas.

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Biografia do Autor

Gabriel Vitor Melo Rocha , Universidade Federal do Amazonas

Mestrando Pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM em Processos Psicológicos e Saúde. Membro   do   Grupo   de   pesquisa   de   Psicologia Fenomenológico-Existencial (CNPq).    Membro    do    Laboratório    de    Psicologia Fenomenológico-Existencial (LABFEN/UFAM). Tutor da Liga Acadêmica de Psicologia Fenomenológico-Existencial - LAPFE  E-mail: gabrielvitor.mr@gmail.com Orcid: https://orcid.org/0000-0002-2803-4726

Kennedy Ferreira da Silva, Universidade Federal do Amazonas

Mestrando Pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM em Processos Psicológicos e Saúde, pós-graduando em musicoterapia pela Censupeg- AM e Fundador do Projeto Acadêmicos da Alegria – ACDA. Membro   do   Grupo   de   pesquisa   de   Psicologia Fenomenológico-Existencial (CNPq).    Membro    do    Laboratório    de    Psicologia Fenomenológico-Existencial (LABFEN/UFAM). Tutor da Liga Acadêmica de Psicologia Fenomenológico-Existencial - LAPFE   E-mail: kennedyferreiradasilva90@gmail.com Orcid: https://orcid.org/0000-0001-8536-2411

Luziane Vitoriano da Costa, Universidade Federal do Amazonas

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Psicologia/PPGPSI/UFAM.  Psicóloga graduada pela   Universidade   Paulista/UNIP. Docente da Universidade Nilton Lins/UNL. Membro   do   Grupo   de   pesquisa   de   Psicologia Fenomenológico-Existencial (CNPq).    Membro    do    Laboratório    de    Psicologia Fenomenológico-Existencial (LABFEN/UFAM).  Vice-coordenadora científica da Liga Acadêmica de Psicologia Fenomenológico-Existencial – LAPFE. E-mail: luziane.costa@gmail.com Orcid: https://orcid.org/0000-0002-8374-9206

 

Ewerton Helder Bentes de Castro, Universidade Federal do Amazonas

Pós-doutor pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto/USP. Doutor em Psicologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (USP) - 2009. Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas - 1999. Graduação em Psicologia pelo Curso de Psicologia da Universidade Federal do Amazonas - 2006. Pesquisador na área de Psicologia Fenomenológico-Existencial nas áreas de Psico-oncologia, Docente do Curso de graduação em Psicologia FAPSI/UFAM. Coordenador do Laboratório de Pesquisa em Psicologia Fenomenológico-Existencial. E-mail: ewertonhelder@ufam.edu.br Orcid: https://orcid.org/0000-0003-2227-5278

 

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Publicado

2023-06-29