Consumidor consciente? Um estudo empírico sobre as variáveis comportamentais dos compradores de brechós recifenses

Autores

  • Rafaela Ângela Mateus Souto Maior
  • Ana Regina Bezerra Ribeiro
  • Edson Ramos de Oliveira Junior
  • Laura Maria Abdon Fernandes
  • Ana Iza Gomes da Penha Sobral

Palavras-chave:

Brechó, comportamento do consumidor, produtos verdes, sustentabilidade

Resumo

Os consumidores têm se preocupado com as questões ambientais, principalmente com o impacto que seus hábitos de consumo causam ao meio ambiente. Nesse contexto, os brechós se destacam como uma alternativa de consumo consciente e sustentabilidade. Com o objetivo de reduzir os níveis de consumo, é importante identificar e projetar influências para mudar a forma como as pessoas usam e consomem os produtos. Portanto, sob a ótica das principais teorias do comportamento do consumidor, esta pesquisa teve como objetivo analisar as variáveis ​​comportamentais inerentes ao processo de compra em brechós. Trata-se de um estudo descritivo-exploratório quantitativo que verificou as variáveis ​​comportamentais inerentes ao processo de compra em brechós de Recife/PE e descreveu a influência que cada variável comportamental exerce no comportamento de compra de produtos em brechós. A pesquisa ocorreu de forma remota, na qual 119 consumidores de produtos vendidos em brechós, na faixa etária acima dos 18 anos, responderam um questionário referente a questões comportamentais de consumo. Os dados foram analisados a partir de estatísticas descritivas e correlacionais. Os resultados encontrados constataram que as principais variáveis ​​que estimulam o comportamento dos consumidores de brechós são: valores, eficácia percebida, benefício percebido, informação/conhecimento e emoções. Este estudo contribui para a literatura e a sociedade ao identificar que essas variáveis ​​estão relacionadas entre si. Demonstra que juntos, eles têm um alto nível de significância para incentivar o consumo de produtos em brechós.

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Publicado

2023-06-29