Transição para a vida adulta de jovens universitários indígenas

percepções sobre o processo de adaptação acadêmica em uma universidade pública no extremo norte do país

Autores

Palavras-chave:

Adaptação acadêmica, estudantes indígenas, adulto emergente

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar a percepção dos jovens indígenas universitários, em uma universidade pública no extremo norte do país, sobre a transição para a vida adulta, relacionada à adaptação acadêmica, à condição de ser indígena e de ser estudante universitário. Participaram da pesquisa 18 estudantes universitários indígenas. Foi utilizado um roteiro de entrevista semiestruturado. A análise dos dados foi qualitativa, a partir da análise de conteúdo proposta por Bardin (2016). Dentre os principais resultados do estudo quanto ao processo de adaptação acadêmica, foi considerado como um processo difícil, especialmente em relação aos conteúdos, vocabulário acadêmico e compreensão dos textos, com influência, também, do ensino médio considerado frágil, e mesmo diante dos desafios, a maioria pretende continuar os estudos após a graduação. No entanto, a maioria dos estudantes tem uma percepção positiva sobre seu processo de adaptação, com sentimentos de orgulho e de conquista. Em relação à identidade indígena revelaram diferenças entre a cidade e a comunidade, como, por exemplo, os horários e as responsabilidades. A maioria dos estudantes revelou situações de preconceito que vivenciaram ou que ocorreram com outros estudantes indígenas. Sobre ser mãe, mulher e estudante, revelaram o orgulho de conciliar esses papéis, apesar dos desafios e tradições relacionadas à maternidade e ao casamento. As estratégias utilizadas, como estar na comunidade conectados com a natureza e com os familiares, contribuiu de forma positiva, repercutindo em sentimentos de paz, calma e bem-estar. Concluindo, são diversos os desafios enfrentados, na universidade e na cidade, por esses jovens em sua trajetória acadêmica.

Biografia do Autor

Fernanda Ax Wilhelm, Universidade Federal de Roraima - UFRR

Professora no curso de Psicologia da Universidade Federal de Roraima (UFRR). E-mail: fernanda.ax@ufrr.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1292-5209

 

Luciana Dutra-Thomé, Instituto de Psicologia da Universidade Federal da Bahia

Professora no Instituto de Psicologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). E-mail: lucianaduth@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9629-467X

Suzana da Rosa Tolfo, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora no curso de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). E-mail: srtolfo14@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6321-6496

 

 

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Publicado

2023-06-29