Pesquisa contemporânea da consciência

modelo dos parâmetros e valores de Benny Shanon

Autores

Palavras-chave:

Consciência, estados alterados, Benny Shannon, parâmetros e valores, Ayahuasca

Resumo

O estudo teórico objetivou refletir criticamente sobre os fundamentos do modelo teórico de Parâmetros e Valores de Consciência de Benny Shanon. Desde que vieram à tona, os estudos acerca da consciência na Psicologia não são vistos como uma investigação simples. Bifurcada em dois domínios controversos, a consciência fenomenal e a psicológica, seus estudos tentam encontrar métodos válidos e elaborados para um real entendimento dos fenômenos mentais e comportamentais. O psicólogo e pesquisador cognitivo Benny Shanon faz a proposição de uma teoria geral da consciência a partir da exploração dos estados incomuns advindos das experiências com a bebida enteógena ayahuasca. Assim, delimita parâmetros, capazes de assumir valores variados, os quais alega constituir o campo fenomenal da consciência, logo a percepção do indivíduo acerca de si e do mundo. Contudo, as pesquisas baseadas no modelo de consciência de Shanon ainda se encontram escassas no meio acadêmico tanto internacional, quanto nacional, tendo sido encontradas para a construção do presente trabalho, apenas três produções brasileiras, uma delas do próprio autor. Desse modo, não se nega a contribuição de Shanon aos estudos das ciências cognitivas e sua compreensão acerca da consciência ressignificando teorias clássicas da área, porém o exame crítico de sua teoria indicia que seus protocolos e métodos se encontram com algumas limitações, destacando-se a fragilidade da base empírica, dos métodos de pesquisa e de adoção de protocolos de ciência aberta, principalmente quanto à divulgação de dados brutos para uma validação entre pares. Conclui-se pela insipiente corroboração da perspectiva teórica de Shanon para a pesquisa de consciência, sendo necessários mais estudos com fundamento no modelo proposto, principalmente em contextos fora da indução por ayahuasca, com o intuito de legitimar a teoria e trazer as devidas contribuições às investigações da consciência na contemporaneidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexsandro Medeiros do Nascimento, Universidade Federal de Pernambuco

Doutor, Departamento de Psicologia – Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) – Coordenador do Laboratório de Estudos de Autoconsciência, Consciência, Cognição de Alta Ordem e Self (LACCOS). E-mail: alexsandro.mnascimento@ufpe.br.  

http://orcid.org/0000-0002-9981-8384    

Antonio Roazzi , Universidade Federal de Pernambuco

Ph.D., Departamento de Psicologia – Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). E-mail: roazzi@gmail.com.   

https://orcid.org/0000-0001-6411-2763
http://lattes.cnpq.br/6108730498633062
https://www.researchgate.net/profile/Antonio_Roazzi

 

Andrey Lucas Rodrigues da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Discente do Curso de Graduação em Psicologia – Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). E-mail: andrey.lrsilva@ufpe.br.

https://orcid.org/0000-0002-2940-5242

José Guilherme Scavuzzi Moura Duarte , Universidade Federal de Pernambuco

- Discente do Curso de Graduação em Psicologia – Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). E-mail: guilherme.scavuzzi@ufpe.br.

https://orcid.org/0000-0003-1629-3621

 

Lamartine Joaquim da Silva Filho , Universidade Federal de Pernambuco

Discente do Curso de Graduação em Psicologia – Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). E-mail: lamartine.silva@ufpe.br.

https://orcid.org/0000-0003-0206-7623

Marcos Vinicius Santos de Almeida, Universidade Federal de Pernambuco

Discente do Curso de Graduação em Psicologia – Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). E-mail: marcos.salmeida@ufpe.br.

https://orcid.org/0000-0003-4089-489X

Downloads

Publicado

2023-06-29