Análise do Programa Kunhãrumim no Colo:
Educação Parental Positiva para Cuidadoras de Primíparas
Palavras-chave:
Parentalidade positiva, família, programa psicoeducativoResumo
Pais, mães e cuidadores são encarregados de uma tarefa vital para a garantia da sobrevivência e desenvolvimento saudável dos(as) filhos(as). As práticas parentais exercem forte influência nessa questão, no entanto, uma parentalidade positiva, capaz de amparar as necessidades dos filhos de forma satisfatória, não é uma habilidade inata. Normalmente, essa parentalidade se apresenta como um enorme desafio, sobretudo para cuidadores de primeira viagem. O presente trabalho objetiva analisar os resultados de uma intervenção voltada para a educação parental realizada com mães de primeira viagem com filhos(as) com idades entre 1 e 3 anos da região norte do Brasil. O propósito desta intervenção foi oferecer às participantes ambiente de escuta, acolhimento e troca de vivências a respeito do exercício parental, além de tentar beneficiar os usuários e suas famílias por meio do incentivo da adoção de práticas parentais positivas e da busca de alternativas às medidas punitivas para educar crianças e adolescentes. Os resultados da intervenção foram avaliados por meio de uma pesquisa de satisfação que foi respondida pelas mães ao final dos encontros. De modo geral, as participantes que responderam o formulário demonstraram alta satisfação com a participação no projeto e apontaram impactos positivos em suas dinâmicas familiares a partir dele. Com isso, conclui-se que a implantação de programas de educação parental é importante para mitigar problemas de relacionamento entre mães e filhos(as) e como fator de proteção para desfechos negativos na saúde mental.