O resgate da existencialidade adolescente:
o Plantão Psicológico e suas possibilidades
Palavras-chave:
Plantão psicológico, adolescência, escola pública, existencialidadeResumo
O objetivo deste trabalho é apresentar um estudo de caso realizado no plantão psicológico em uma escola pública na cidade de Manaus e compreender a dimensão da existencialidade a partir de conceitos de Merleau-Ponty. É um estudo sob o viés qualitativo em que para a análise das falas foi realizada a adequação aos pressupostos do método fenomenológico-psicológico de pesquisa em psicologia. Participou uma adolescente do 9º ano do ensino fundamental de uma escola pública de tempo integral em Manaus, acompanhada pelo plantão psicológico. Vários elementos foram trazidos em sua fala que caracterizam seu silenciamento, sua dor e seu sofrimento, carregada pelo viés da culpa desde sua infância, e que se perpetuou na sua adolescência. O plantão psicológico possibilitou a expressividade do sentir e do perceber, a adolescente apropriou-se de si mesma e sua história e conseguiu compreender que a partir do olhar para si mesma é que estava a possibilidade do auto encontro.