AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA INFANTIL (API)
Resumo
A avaliação psicológica (AP) é considerada um processo dinâmico, técnico e científico de coleta de dados, em que se utilizam métodos, técnicas e instrumentos psicológicos com intuito de explicar características psicológicas de um indivíduo ou grupo de pessoas. É um trabalho restrito a profissionais da Psicologia e requer planejamento e embasamento teórico. A AP infantil (API) é destinada ao público de até doze anos de idade incompletos e se configura em uma prática específica, envolvendo não só a criança, mas também os pais/responsáveis, a escola e a comunidade. Nesse sentido, o objetivo deste artigo foi discutir dez características próprias desse processo: 1. Orientações éticas; 2. Conhecimento sobre desenvolvimento infantil e psicopatologia da infância; 3. Entendimento da criança em seu contexto; 4. Caráter preventivo; 5. Implicação da criança no processo de AP; 6. Setting avaliativo; 7. Fontes fundamentais e complementares de informação; 8. Entrevista inicial; 9. Entrevista devolutiva; 10. Entrada no universo infantil. Estes dez pontos abordados não esgotam o trabalho complexo de API, mas pretendem contribuir para ampliar a compreensão dos psicólogos atuantes nessa área e fase de vida.
Palavras-chave: avaliação psicológica; avaliação psicológica infantil; psicologia infantil; atendimento psicológico infantil.