NOVA COLÔNIA JAPONESA DA GRANDE AMAZÔNIA (DAI AMAZON NO NIHON SHOKUMINCHI), DE TSUKASA UETSUKA
Palavras-chave:
Imigração japonesa., Plano de colonização., Japoneses na Amazônia., Tsukasa Uetsuka., TraduçãoResumo
Trata se da tradução do plano de Tsukasa Uetsuka para o desbravamento da Amazônia, que iniciou o caminho prodigioso da lavoura da juta nas várzeas dos estados do Amazonas e Pará, levando o Brasil à autossuficiência de fibra de juta em 1951. Uetsuka (1890 -1978) foi responsável pela nova modalidade de imigração japonesa mediante formação de um grupo de líderes (koutakusei) e desenvolvimento de um instituto de pesquisa na Vila Amazônia no município de Parintins-AM. O texto amplia a compreensão da arquitetura inicial do processo migratório, o contrato de concessão de um milhão de hectares pelo governador do Amazonas Efigênio Salles, em 1927, aos japoneses e os primeiros passos para a efetivação do assentamento no estado do Amazonas, da apresentação da Amazônia e suas riquezas aos futuros desbravadores. O texto foi publicado na revista mensal japonesa Kingu, em junho de 1931, e encontra-se disponível no site digital da biblioteca do Congresso Nacional Japonês.
Downloads
Referências
SAKANE, S., HINATA, N. Dicionário Português–Japonês Romanizado. Tóquio: Kashiwa Shobo, 1986.
100 anos de imigração japonesa no brasil (Burajiru no imin no hyakunen). National Library Diet. Disponível em: https://www.ndl.go.jp/brasil/text/t063.html, 2009. Acesso 01/04/2020 a 27/06/2020.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais pertencem à Revista Hon no Mishi - Estudos Multidisciplinares Japoneses e aos autores de cada artigo. Todo trabalho ou parte dele, quando citado ou utilizado, deve ser referenciado.