METODOLOGIAS DE ENSINO VINCULADAS À PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE LÍNGUAS NA ATUALIDADE

Autores

  • Juliana Araújo Ribeiro UnB e SEEDF

Palavras-chave:

Metodologias de ensino; Professor tradicional; Professor reflexivo; Ensino de línguas

Resumo

O presente trabalho almeja, primeiramente, explanar de maneira breve as várias metodologias de ensino, desde as mais tradicionais até as não-convencionais, permitindo-se fazer uma comparação entre elas, o que permanece e o que há de novo no ensino de línguas. Posteriormente, o enfoque será dado no ensino de línguas pautado em uma visão reflexiva, que fuja dos parâmetros tradicionais, fazendo uma explicação sobre o que é ser reflexivo, o modelo de professor de línguas que se observa nas escolas atualmente e finalizando, será feita uma análise das abordagens de ensino utilizadas por um professor considerado reflexivo, o que difere sua prática dos demais docentes. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e bibliográfica. As teorias sobre abordagens e metodologias no ensino de línguas estão pautadas principalmente nos estudos de Leffa (1988) e Cuq e Gruca (2005), o estudo sobre o professor reflexivo é respaldado por Pessoa (2002; 2011), Almeida Filho (2009) entre outros.

 

[1] Será compreendido nesse trabalho abordagens, métodos e metodologias como processos referentes à escolha de pressupostos, materiais, procedimentos e técnicas de ensino.

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Referências

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Publicado

2018-06-30