HOMENS, HOMÚNCULOS E ARMADURAS OCAS
O MONSTRUOSO NO MANGÁ FULLMETAL ALCHEMIST, DE HIROMU ARAKAWA
Palavras-chave:
Mangá, Monstros, Insólito, TabuResumo
Muito dos populares animes japonesas são adaptações de já consagrados mangás, dentre os mais conhecidos listamos Os cavaleiros do zodíaco (Seinto Seiya), de Masami Kuromada, Naruto (Naruto), de Masashi Kishimoto e Fullmetal Alchemist (Hagane no Renkinjutsushi), de Hiromu Arakawa. Ambos mangás têm o insólito como cerne, permeados de seres fluídos e polimorfos que transitam entre o real e o sobrenatural, sendo muito comum o aparecimento de seres monstruosos em suas páginas. Entende-se por monstro, o ser que suscitam estranhamento entre os homens ao fazer esses refletirem e questionarem as relações que estabelecem com o mundo por eles conhecido e domesticado (o mundo prosaico), ele é um símbolo cultural que materializa as transgressões as normas estabelecidas e dadas como imutáveis. Os monstros dão formas aos medos que se tem do desconhecido, que, muita das vezes, são identificadas como faces do mal. A partir da noção de monstr(uos)o, entende-se que os protagonistas do mangá Fullmetal Alchemist, Edward e Alphonse Elric, são monstros, pois os mesmos quebram um tabu, a transmutação humana, e perdem parte de ou completamente os seus corpos. Mas será que esta leitura tão simplista realmente procede se realizar-se uma leitura mais aprofundada do mangá e das teorias do monstruoso? E será que os protagonistas são os únicos personagens que se enquadram nesse conceito? Assim, este trabalho pretende discutir as manifestações monstruosas no mangá Fullmetal Alchemist, de Hiromu Arakawa.
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Referências
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