APRESENTAÇÃO
Palabras clave:
Haruki Murakami, Cultura Japonesa, Literatura JaponesaResumen
A Revista Hon no Mushi – Estudos Multidisciplinares Japoneses, já consolidada como importante periódico nacional, é um espaço crítico e reflexivo voltado à promoção e expansão da interlocução de estudos científicos diversos, bem como novos conhecimentos nos campos da literatura, língua e cultura japonesas. Assim, o Volume 3, Número 5, coordenado pelo professor Cacio José Ferreira, da Universidade Federal do Amazonas, confere expressivo destaque ao escritor contemporâneo japonês Haruki Murakami.
Difundida desde a década de 80 do século XX, a prosa ficcional de Haruki Murakami se apropria de elementos pós-modernos, integrando-se às múltiplas textualidades em que se desdobra o leito literário. Em suas obras, a construção da realidade é elaborada a partir da dupla engrenagem que emerge do inconsciente de seus personagens. Por esse modus operandi, em sua prosa poética, a palavra, por exemplo, não dispõe do matiz preciso que revela o mundo, mas opera imprimindo inegável força narrativa, a movimentar a trama. É possível notar aconsciência do real somente depois de se percorrer os múltiplos caminhos tecidos por Murakami, especialmente sob a descentralização do espaço, sempre de forma esteticamente pensada e ordenada.
Nessa perspectiva, os trabalhos aqui publicados compreendem singulares análises por parte de especialistas e pesquisadores, tanto discentes quanto docentes, em torno da obra de Murakami, contribuindo, desse modo, na ampliação e no aprofundamento do saber e da pesquisa científica. Assim, a publicação do número 5 é denominada de Dossiê Haruki Murakami. Entretanto, além dos artigos que abordam o trabalho de autor, há outras publicações, abrangendo temáticas livres, tradução e entrevista.
Descargas
Citas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los derechos de autor pertenecen a la Revista Hon en Mishi - Estudios Multidisciplinarios Japoneses ya los autores de cada artículo. Todo trabajo o parte de él, cuando citado o utilizado, debe ser referenciado.