"CAÇANDO CARNEIROS": SIMBOLOGIAS DESDOBRÁVEIS
Palabras clave:
Caçando Carneiros; Haruki Murakami; simbologias; consciente; inconsciente.Resumen
Este artigo objetiva investigar, por meio de simbologia, os elementos constituintes na obra Caçando Carneiros de Haruki Murakami, a fim de compreender os seus significados e as suas representatividades na construção da narrativa. A existência de objetos e personagens figurativas bem como a presença de números e datas configura-se como justificativa para a escolha da temática. Segundo Jean Chevalier (2008, p. XII), “os símbolos estão no centro, constituem o cerne dessa vida imaginativa. Revelam o segredo do inconsciente, conduzem às mais recônditas malas da ação, abrem o espírito para o desconhecido e o infinito.” Assim, as seguintes indagações se apresentam pertinentes: Por que o Carneiro? Qual o enigma em torno do Carneiro? Quais as reflexões buscadas na obra? A fundamentação teórica repousa sobre os pensamentos de Friedrich Nietzsche que vê no homem um ser dotado muito além da razão opondo as ideias do Iluminismo: “Nós desdenhamos de tudo que pode ser explicado. Alguma estupidez surpreendeu a si mesma e se encontra nua agora diante daquela que a explica” (NIETZSCHE apud HAASE, 2011, p. 16). Desta forma, a pesquisa levanta reflexões transcendentais acerca dos conflitos existenciais do homem na sociedade moderna e pós-moderna.
Descargas
Citas
CHEVALIER, Jean. Dicionários de Símbolos. Tradução: Vera da Costa e Silva. Rio de Janeiro: José Olympio, 2008.
LEE-MEDDI, Jeocaz. Centauros, Sátiros, Silenos, Faunos: Metade homem, metade animal. In Manifesto Jeocaz Lee-Meddi. Disponível em: <https://jeocaz.wordpress. com/2009/02/11/centauros-satiros-silenos-faunos-metade-homem-metade-animal/> Acesso em 03 agosto 2018.
MARRACINI, Graziella. O seu portal de bem-estar e autoconhecimento: signo de capricórnio. 2018. Disponível em: <http://somostodosum.ig.com.br/conteudo/c. asp?id=00156> Acesso em 18 outubro. 2018.
MURAKAMI, Haruki. Caçando carneiros. Tradução: Leiko Gotoda. São Paulo: Estação Liberdade, 2001.
NATHAN, John. Mishima a biografia. Barcelona: Editorial Seix Barral, 1995.
NIETZSCHE, Friedrich Wilhelm. Além do bem e do mal. Tradução: Márcio Pugliesi. Curitiba – PR: Hemus, 2001.
___________, Friedrich Wilhelm. A gaia ciência. Tradução: Antônio Carlos Braga. São Paulo: Editora Escala, s/ano. Disponível em: < http://www.netmundi.org/home/ wp-content/uploads/2017/05/Nietzsche-Friedrich-A-gaia-ciencia.pdf >Acesso em: 16 outubro. 2018.
___________, Friedrich Wilhelm. Assim falou Zaratustra: um livro para todos e para ninguém. Tradução: Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
SAGRADO, Sandrah. Horóscopo chinês: tabela dos anos e características. 2013. Disponível em: <https://sandrahsagrado.wordpress.com/2013/01/06/horoscopo-chines-tabela-dosanos/>Acesso em 31 outubro. 2018.
TRINDADE, Rafael. Nietzsche: o além do homem ou super-homem. In Razão inadequada. 2014. Disponível em: <http://razaoinadequada.com/2014/03/08/nietzsche-o-alem-dohomem-ou-o-super-homem/> Acesso em 17 outubro. 2018.
ZILBERMAN. Regina. Estética da Recepção e História da Literatura. São Paulo: editora ática, 2009.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los derechos de autor pertenecen a la Revista Hon en Mishi - Estudios Multidisciplinarios Japoneses ya los autores de cada artículo. Todo trabajo o parte de él, cuando citado o utilizado, debe ser referenciado.