"CAÇANDO CARNEIROS", DE HARUKI MURAKAMI: UMA ANÁLISE DO ROMANCE SOB A ÓTICA DA LITERATURA FANTÁSTICA

Autores/as

  • Jone Braga de Moura UFAM

Palabras clave:

literatura japonesa; literatura fantástica; Caçando carneiros; personagem; leitor.

Resumen

Este trabalho visa classificar o romance “Caçando Carneiros”, de Haruki Murakami, como uma obra do gênero fantástico, tendo como principal referencial teórico Tzvetan Todorov, que apresenta requisitos para a classificação do gênero fantástico no seu livro “Introdução à Literatura Fantástica” (2010). A metodologia utilizada para referida pesquisa constitui de cunho bibliográfico, com leituras reflexivas de artigos e livros que trata do fantástico na obra, tais como de Sambuichi (2006), Nishikido (2008), Humberto Eco (2001) e de Nagae (2008) respectivamente. Posteriormente, foi realizada a análise de quais características devem estar presentes numa obra para classificá-la como pertencente ao gênero fantástico sob a égide dos preceitos de Todorov. Como resultados, a obra analisada apresenta características como presença da hesitação, tanto no leitor quanto nas personagens, do Eu e TU. Além disso, para ser do gênero fantástico, o gênero poesia ou alegoria não deve estar presente na obra. Assim, pode-se notar o fator sobrenatural presente e grandes momentos de hesitação como no encontro com o homem carneiro, com a menina das orelhas especiais, seu amigo Rato e o próprio carneiro. A pesquisa possui importância para os estudos e pesquisas na área da literatura japonesa, pois a riqueza da obra abre várias possibilidades de análise.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

AKUTAGAWA, Ryūnosuke. Contos Fantásticos. 2003. Editora Z. Tradução de Diogo Kaupatez.
ECO, Umberto. Interpretação e Superinterpretação. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
FERNANDES, Rômulo dos Santos. A Construção do Fantástico - Uma Análise do Conto O Espelho. (Monografia de Conclusão de Curso). UnB, Brasília, DF, 2013.
LEE-MEDD, Jeocaz. Centauros, Sátiros, Silenos, Faunos: Metade homem, metade animal. In Manifesto Jeocaz Lee-Medd. Disponível em: <https://jeocaz.wordpress.com/2009/02/11/centauros-satiros-silenos-faunos-metade-homem-metade-animal/> Acesso em 05 mai 2018.
MURAKAMI, Haruki. Caçando carneiros. Tradução: Leiko Gotoda. São Paulo: Estação Liberdade, 2001.
NAGAE, Neide Hissae. Mistério e encantamento - O fascínio enigmático da literatura de Haruki Murakami – as primeiras obras. Matéria publicada no Zashi edição 9 - Maio de 2008. Disponível em: <Http://www.zashi.com.br/arte_letras/09a.php > Acesso em 20 mar 2018.
NISHIKIDO, Linda Midori Tsuji. As simbologias em Caçando Carneiros de Haruki Murakami. Amazonas. Arquivo pessoal recebida por e-mail lindanishikido@ymail.com, em 11 jan. 2018.
PAREYSON, Luigi. Os Problemas da Estética. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
SAMBUICHI, Ernesto Atsushi. Os números em Htsuji o Meguru Booken. (Monografia de Conclusão de Curso). Brasília: UnB, 2006. Arquivo pessoal recebida via cópia impressa, em 11 abr. 2018/Não publicado.
TODOROV, Tzvetan. Introdução à Literatura Fantástica. [Tradução de Maria Clara Correa Castelo] São Paulo: Perspectiva. 2010.
_________. "The Origin of Genres". In: New Literary History.Vol. I, 1976.

Publicado

2019-04-04