A RESSIGNIFICAÇÃO IDENTITÁRIA DE PROFESSORAS DE LÍNGUAS MEDIADA PELA PERSPECTIVA DA FORMAÇÃO CRÍTICO-REFLEXIVA DE BASE SOCIOCULTURAL E POR FILMES SOBRE PROFESSORES
Palabras clave:
Formação crítico-reflexiva de professores; Cinema; Filmes; Identidades Sociais; Pesquisa-AçãoResumen
Este trabalho discorre acerca da formação crítico-reflexiva e da construção de identidades na formação de professores, considerando os filmes como gêneros discursivos capazes de catalisar esse processo. Objetivou-se que um grupo de professoras de línguas pudessem descrever, analisar, confrontar e ressignificar as identidades de si, na mediada em que estabeleciam relações com as construções identitárias docentes apresentadas nos filmes e no discurso da sociedade contemporânea. A metodologia adotada foi a Pesquisa-Ação, a qual é desenvolvida sob os preceitos do pensamento complexo e coaduna com uma perspectiva dialógica de linguagem ao convidar os sujeitos a se implicarem no processo de interação. Por meio de sessões de visionamento de filmes cujos personagens são docentes de línguas, as participantes realizaram exercícios de reflexão crítica mediante a escrita de diários reflexivos/de bordo. A discussão dos dados indica que é possível desenvolver reflexões críticas que entendam a natureza das identidades construídas e, assim, fornecer às professoras perspectivas e encaminhamentos para uma reconstrução positiva de suas identidades.
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