THE LITERATURE OF HARUKI MURAKAMI: COURSE AND REVELATIONS

Authors

Keywords:

Haruki Murakami; Writing; Literary Movements; Dialogues.

Abstract

The present investigation seeks to undertake a reflection and discuss the coming and going in the world-discourses in relation to Haruki Murakami, to the writing and to the diverse and varied dialogues peculiar to literary studies, that spread by the Murakamian territories. The discussion will go through several prose works of the Japanese writer. In Listen to the song of the wind and Pinball, 1973, for example, the writer already delineated his first literary movements highlighting the sadness like simulacrum of the narrative. Therefore, the creative universe of Haruki Murakami will be contextualized from the perspective of the specificities of the discourses of his works, seeking to identify traits related to the writing and the multiple dialogues of time and space that are established in the field of creation and intertextuality, in order to through the in-depth study and unveiling of literary writing, to perceive the discourses and founding ways of Murakami's literary territory and its connection with the Japanese universe and/or outside it.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Cacio José Ferreira, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Professor da Universidade Federal do Amazonas, mestre em Literatura e Doutorando em Estudos Literários Comparados (UnB). É líder do Grupo de Pesquisa Estudos Japoneses (UFAM) e membro dos Grupos de Pesquisa Estudos Osmanianos: arquivo, obra, campo literário (UnB) e Observatório de ensino de línguas (UFAM). Atua principalmente nas seguintes linhas: língua, literatura e cultura japonesas, língua portuguesa, linguística, linguística aplicada, tradução, representação literária, fábulas, imigração e questões sobre leitura e escrita.

Norival Bottos Júnior, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Doutor em Literatura e Estudos Comparados pelo Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da Universidade Federal de Goiás, UFG. Mestre em Literatura e Crítica Literária pelo Programa de Mestrado em Letras da PUC GOIÁS. Possui graduação em Letras Português e Inglês pela Universidade Federal de Goiás - CAJ - Jataí. Atuou como professor substituto nas áreas de Literatura brasileira e portuguesa pela Universidade Federal de Goiás, UFG - CAJ- Jataí. Atuou como professor assistente e adjunto nas áreas de literatura brasileira e portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC - GOIÁS. Atualmente desenvolve pesquisas sobre literatura contemporânea, especialmente a obra de Milton Hatoum, António Lobo Antunes e Dante Alighieri, preocupando-se, sobretudo, com a possibilidade de desconstrução, subjetivação e desterritorialização na produção de narrativas rizomáticas, se interessa também pelos conceitos de aporia, rizomas, platôs, ritornelo, subjetivação, devires múltiplos, homo sacer e a "vida nua". Também analisa o cruzamento entre os campos das teorias contemporâneas na análise de obras literárias e da relação entre o jogo da memória, a crítica do olhar, noções ampliadas de gênero, identificação, performance e uma crítica aos formatos representacionais e de construção de narrativas. Também se interessa pela relação entre estudos Culturais e Literatura, sobretudo o tema do "orientalismo" proposto por Edward W. Said. Seu aporte teórico se baseia nos conceitos chave da teoria de Gilles Deleuze, Félix Guattari, Giorgio Agamben, Georges Didi-Huberman, Jacques Derrida e Maurice Blanchot.

References

BAKHTIN, Mikhail. Questões de literatura e de estética: a teoria do romance. São Paulo: Annablume/HUCITEC, 2002.
BLANCHOT, Maurice. O espaço literário. Trad. Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Rocco, 1987.
ELIADE, Mircea. Mito e realidade. São Paulo: Perspectiva, 2007.
GONZALO, Antonio Joaquín González. Haruki Murakami. Realismo pós-moderno y valores clássicos. In. LUCAS, Fernando Cid (Coord.). La narrative japonesa: del Genji Monogatari al manga. Madrid: Cátedra, 2014, p. 277 -306.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.
KURIHARA, Akiko; NISHIZAWA, Hiroko. Breve história do Japão. São Paulo: Empresa Jornalística Internacional Press Brasil, 2009.
LINS, Osman. Lima Barreto e o espaço romanesco. São Paulo: Ática, 1976 (Ensaios, 20).
LUCAS, Fernando Cid (Coord.). La narrative japonesa: del Genji Monogatari al manga. Madrid: Cátedra, 2014.
MURAKAMI, Haruki. Andāguraundo. Tóquio: Kōdansha, 1997.
MURAKAMI, Haruki. Após o anoitecer. Trad. Lica Hashimoto. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009.
MURAKAMI, Haruki. Blind Willow, Sleeping Woman. Trad. Philip Gabriel and Jay Rubin. London: Vintage, 2007.
MURAKAMI, Haruki. Caçando carneiros. Trad. Leiko Gotoda. São Paulo: Estação Liberdade, 2001.
MURAKAMI, Haruki. Crônica do pássaro de corda. Trad. Eunice Suenaga. Rio de Janeiro: Alfaguara, 2017.
MURAKAMI, Haruki. Dance, dance, dance. Trad. Lica Hashimoto e Neide Nagae. São Paulo: Alfaguara, 2015.
MURAKAMI, Haruki. 1Q84. Trad. Lica Hashimoto. Rio de Janeiro: Objetiva, 2012 – tomo I.
MURAKAMI, Haruki. 1Q84. Trad. Lica Hashimoto. Rio de Janeiro: Objetiva, 2013 – tomo II.
MURAKAMI, Haruki. 1Q84. Trad. Lica Hashimoto. Rio de Janeiro: Objetiva, 2013 – tomo III.
MURAKAMI, Haruki. Do que eu falo quando eu falo de corrida. Trad. Cássio de Arantes Leite. Rio de Janeiro: Alfaguara, 2010.
MURAKAMI, Haruki. Kafka à beira-mar. Trad. Leiko Gotoda. Rio de Janeiro: Objetiva, 2008.
MURAKAMI, Haruki. Kami no kodomotachi wa mina odoru. Japão: Shinchosha, 2000.

MURAKAMI, Haruki. Kokkyo no minami, taiyo no nishi. Japão: Kodansha, 1995.
MURAKAMI, Haruki. Minha querida Sputnik. Trad. Ana Luiza Dantas Borges. São Paulo: Alfaguara, 2008.
MURAKAMI, Haruki. Norwegian Wood. Trad. Jefferson José Teixeira. São Paulo: Alfaguara, 2008.
MURAKAMI, Haruki. O assassinato do comendador. Trad. Rita Kohl. Vol. 1. Rio de Janeiro: Alfaguara, 2018.
MURAKAMI, Haruki. O elefante desaparece. Trad. Lica Hashimoto. Rio de Janeiro: Alfaguara, 2018.
MURAKAMI, Haruki. O Impiedoso País das Maravilhas e o Fim do Mundo. Trad. Maria João. 5ª ed. Alfragide: Casa das letras, 2018.
MURAKAMI, Haruki. O incolor Tsukuru Tazaki. Trad. Eunice Suenaga. São Paulo: Alfaguara, 2014.
MURAKAMI, Haruki. Ouça a canção do vento/Pinball, 1973. Trad. Rita Kohl. Rio de Janeiro: Alfaguara, 2016.
MURAKAMI, Haruki. Romancista como vocação. Trad. Eunice Suenaga. São Paulo: Alfaguara, 2017.
MURAKAMI, Haruki. Sono. Trad. Lica Hashimoto. Rio de Janeiro: Objetiva, 2015.
MURAKAMI, Haruki. Underground: the Tokyo gas attack and the Japanese Psyche. New York: Vintage International, 2000.
MATSUMOTO, Kenichi. Murakami Haruki: Toshi-shosetsu kara sekai bungaku ê. Japão: Daisan-bunmei-sha, 2010.
NAOKA, Mori. Murakami Haruki y España. In. Revista Kokoro: Revista para la difusión de la cultura japonesa, Espanha, N. 16, Septiembre-Diciembre 2014, pp. 2-12.
NOHIRO, Kato. Murakami Haruki wa, muzukashii. Japan: Iwanami, 2015.
OKAKURA, Kakuzo. O livro do chá. Trad. Cláudio Giordano. São Paulo: Pensamento, 2009.
ORWEll, George. Escritores e Leviatã. In. PIZA, Daniel (Org). Dentro da Baleia e outros ensaios. Trad. José Antonio Arantes. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.
RUBIN, Jay. Haruki Murakami and the Music of Words. London: The Harvill Press, 2002.
SEATS, Michael. Murakami Haruki: the simulacrum in contemporary Japanese culture. USA: Lexington Books, 2009.
WELCH, Patricia. Haruki Murakami’s Storytelling World. In. World Literature Today, Vol.79, n.1, janeiro/abril, 2005.

Published

2019-04-05