NOVA COLÔNIA JAPONESA DA GRANDE AMAZÔNIA (DAI AMAZON NO NIHON SHOKUMINCHI), DE TSUKASA UETSUKA

Autores

  • Minoru Uchigasaki Universidade Federal do Amazonas

Palavras-chave:

Imigração japonesa., Plano de colonização., Japoneses na Amazônia., Tsukasa Uetsuka., Tradução

Resumo

Trata se da tradução do plano de Tsukasa Uetsuka para o desbravamento da Amazônia, que iniciou o caminho prodigioso da lavoura da juta nas várzeas dos estados do Amazonas e Pará, levando o Brasil à autossuficiência de fibra de juta em 1951. Uetsuka (1890 -1978) foi responsável pela nova modalidade de imigração japonesa mediante formação de um grupo de líderes (koutakusei) e desenvolvimento de um instituto de pesquisa na Vila Amazônia no município de Parintins-AM. O texto amplia a compreensão da arquitetura inicial do processo migratório, o contrato de concessão de um milhão de hectares pelo governador do Amazonas Efigênio Salles, em 1927, aos japoneses e os primeiros passos para a efetivação do assentamento no estado do Amazonas, da apresentação da Amazônia e suas riquezas aos futuros desbravadores. O texto foi publicado na revista mensal japonesa Kingu, em junho de 1931, e encontra-se disponível no site digital da biblioteca do Congresso Nacional Japonês.

Biografia do Autor

Minoru Uchigasaki, Universidade Federal do Amazonas

Graduado em Ciência Política pela Universidade de Brasília (1999) e mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Amazonas (2016). Foi professor de Sociologia da Secretaria do Estado da Educação do Distrito Federal (2005-2012). Tem experiência na área de ensino de Sociologia, de Filosofia e de Relações Internacionais. Atualmente é doutorando do Programa de Pós-Graduação Sociedade e Cultura na Amazônia (PPGSCA) na Universidade Federal do Amazonas.

 

Referências

COELHO, Jaime; HIDA, Yoshifumi. Shogakukan Dicionário Universal Japonês – Português, Shogakukan, 1998.
SAKANE, S., HINATA, N. Dicionário Português–Japonês Romanizado. Tóquio: Kashiwa Shobo, 1986.
100 anos de imigração japonesa no brasil (Burajiru no imin no hyakunen). National Library Diet. Disponível em: https://www.ndl.go.jp/brasil/text/t063.html, 2009. Acesso 01/04/2020 a 27/06/2020.

Downloads

Publicado

2020-08-22