APRESENTAÇÃO

Autores

  • Cacio José Ferreira Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Palavras-chave:

Haruki Murakami, Cultura Japonesa, Literatura Japonesa

Resumo

A Revista Hon no Mushi – Estudos Multidisciplinares Japoneses, já consolidada como importante periódico nacional, é um espaço crítico e reflexivo voltado à promoção e expansão da interlocução de estudos científicos diversos, bem como novos conhecimentos nos campos da literatura, língua e cultura japonesas. Assim, o Volume 3, Número 5, coordenado pelo professor Cacio José Ferreira, da Universidade Federal do Amazonas, confere expressivo destaque ao escritor contemporâneo japonês Haruki Murakami.

Difundida desde a década de 80 do século XX, a prosa ficcional de Haruki Murakami se apropria de elementos pós-modernos, integrando-se às múltiplas textualidades em que se desdobra o leito literário. Em suas obras, a construção da realidade é elaborada a partir da dupla engrenagem que emerge do inconsciente de seus personagens. Por esse modus operandi, em sua prosa poética, a palavra, por exemplo, não dispõe do matiz preciso que revela o mundo, mas opera imprimindo inegável força narrativa, a movimentar a trama. É possível notar aconsciência do real somente depois de se percorrer os múltiplos caminhos tecidos por Murakami, especialmente sob a descentralização do espaço, sempre de forma esteticamente pensada e ordenada.

Nessa perspectiva, os trabalhos aqui publicados compreendem singulares análises por parte de especialistas e pesquisadores, tanto discentes quanto docentes, em torno da obra de Murakami, contribuindo, desse modo, na ampliação e no aprofundamento do saber e da pesquisa científica. Assim, a publicação do número 5 é denominada de Dossiê Haruki Murakami. Entretanto, além dos artigos que abordam o trabalho de autor, há outras publicações, abrangendo temáticas livres, tradução e entrevista.

Biografia do Autor

Cacio José Ferreira, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Professor da Universidade Federal do Amazonas, mestre em Literatura e Doutorando em Estudos Literários Comparados (UnB). É líder do Grupo de Pesquisa Estudos Japoneses (UFAM) e membro dos Grupos de Pesquisa Estudos Osmanianos: arquivo, obra, campo literário (UnB) e Observatório de ensino de línguas (UFAM). Atua principalmente nas seguintes linhas: língua, literatura e cultura japonesas, língua portuguesa, linguística, linguística aplicada, tradução, representação literária, fábulas, imigração e questões sobre leitura e escrita.

Referências

HON NO MUSHI – Estudos Multidisciplinares Japoneses, Vol. 3, N. 5, 2018.

Downloads

Publicado

2019-04-05